metropoles.com

Além dos fogachos: 5 sinais menos conhecidos que antecedem a menopausa

A perimenopausa, também chamada de climatério, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Nesse período, começam as alterações hormonais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BSIP/UIG/Getty Images
Imagem colorida: mulher de meia idade sentada em frente a ventilador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: mulher de meia idade sentada em frente a ventilador - Metrópoles - Foto: BSIP/UIG/Getty Images

A perimenopausa é o período que antecede a menopausa, nessa etapa já há uma significativa variação hormonal, que resulta em alterações no corpo da mulher e em seu ciclo menstrual.

Segundo os especialistas, muitas mulheres sentem diferenças, mas nem sempre as associam ao fim do período reprodutivo e à baixa hormonal.

“A fase transição é caracterizada por várias manifestações que não são específicas e podem ocorrer também em outras situações, causando confusão”, afirmou o ginecologista Luciano de Melo, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em entrevista anterior ao Metrópoles.

Queda hormonal

A perimenopausa, também chamada de climatério, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Os níveis de estrogênio caem e há aumento do hormônio folículo-estimulante, conhecido como FSH, pois ele precisa de esforço extra para recrutar os folículos ovarianos remanescentes.

“A pessoa ainda menstrua, mas já começa a ter uma percepção subjetiva das alterações, que envolvem menos disposição, sensação de fadiga mais comum, oscilações de humor e menor capacidade de dar conta dos seus afazeres”, contou o ginecologista Igor Padovesi, em entrevista sobre o assunto à Agência Einstein.

Fogachos

Os fogachos – ondas de calor provocadas pela dilatação dos vasos sanguíneos – são um dos sintomas mais conhecidos do período.

A sensação costuma aparecer repentinamente e dura cerca de 4 minutos. Mudanças em hábitos de vida, como aumento da ingestão de água e controle do estresse, podem diminuir a ocorrência de episódios de fogachos.

Veja 5 sinais menos conhecidos que antecedem a menopausa

1. Maior risco de depressão
Um estudo publicado em julho no periódico científico Journal of Affective Disorders revela que o risco de depressão na perimenopausa é considerável, apesar de a variação hormonal ainda estar no início. Segundo os pesquisadores, nesse período há um risco 40% maior de depressão em comparação à pré-menopausa.

2. Aumento do colesterol ruim
A diminuição do estrogênio leva ao aumento do LDL, o mau colesterol, e à redução do HDL, o bom colesterol, que oferecem ação protetora ao coração.

3. Ganho de peso
A queda no estrogênio faz com que as mulheres passem do biótipo ginecoide, no qual a gordura costuma se acumular ao redor do quadril e das nádegas, para o androide, quando há tendência de ganho de peso na região abdominal.

4. Incontinência urinária
As alterações hormonais provocam um conjunto de sintomas no sistema urinário, tais como ardência, coceira, atrofia e secura vaginal. Também são comuns sintomas de incontinência urinária.

5. Dificuldades para dormir
A ciência ainda não decifrou a ligação entra a menopausa e distúrbios como insônia ou sono excessivo nessa fase, mas as principais teorias sugerem que os hormônios femininos têm papel importante sobre o relógio biológico.

Questões psicológicas típicas da aproximação da menopausa e da sua chegada também estariam ligadas ao problema, pois podem elevar o estresse e, consequentemente, atrapalhar o sono.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?