metropoles.com

5 alimentos ricos em proteínas para construir massa magra

Veja opções de alimentos ricos em proteínas que são pouco calóricos. Eles ajudam na construção de músculos sem atrapalhar a dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty images
Imagem mostra várias caixas cheias de ovos empilhadas - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra várias caixas cheias de ovos empilhadas - Metrópoles - Foto: Getty images

Além de puxar ferro, quem está em busca de massa magra deve se preocupar com aquilo que coloca no prato. Se o objetivo for substituir gordura por músculos, o ajuste precisa ser ainda mais fino – se acrescentam proteínas no cardápio, mas sem ultrapassar o total de calorias estabelecido para o déficit calórico.

A nutricionista Maira Valim, que atende no Paraná, explica que as proteínas são essenciais para o funcionamento saudável do organismo, incluindo o ganho de massa muscular. “Elas estão envolvidas no reparo e na manutenção de tecidos, na síntese de colágeno e na oxigenação dos órgãos”, destacou Valim, em entrevista anterior do Metrópoles.

O nutricionista esportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements, explica que as proteínas colaboram para a perda de peso, pois também promovem a saciedade, facilitando a adesão à dieta. “Elas ajudam na manutenção da massa magra, evitando o catabolismo, quando o corpo quebra os tecidos musculares para obter energia”, apontou Cirico, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Segundo ele, durante dietas, é interessante escolher alimentos proteicos que sejam menos calóricos como, por exemplo, o queijo cottage.

Confira 5 alimentos proteicos que ajudam em dietas de emagrecimento

1. Queijo cottage

O cottage é um dos queijos mais magros, com menor teor de gordura, o que faz dele uma fonte de proteínas pouco calórica. Uma porção de 100 gramas possui aproximadamente 100 calorias, sendo somente quatro gramas de gordura.

2. Moela de frango

Quando se fala em proteína, a primeira opção que muitos pensam é o peito de frango. Entretanto, há outro corte pouco calórico – a moela. São 52 calorias e 11 gramas de proteínas em uma quantidade de 100 g do alimento.

3. Peixe branco

Os peixes brancos possuem várias propriedades. Uma delas é o alto valor de proteínas e o baixo índice calórico. Em 100 gramas de merluza, há apenas 120 calorias e 24 gramas de proteínas.

4. Clara do ovo

O ovo é uma fonte clássica de proteínas, mas muitos acusam o alimento de ser muito gorduroso. No entanto, é possível eliminar a parte mais calórica e aproveitar apenas as proteínas ao comer somente a clara.

5. Patinho bovino

Embora exista a ideia de que a carne bovina seja gordurosa, o patinho funciona bem em dietas de emagrecimento. O patinho bovino tem 22 gramas de proteínas e apenas 133 calorias em uma quantidade de 100 gramas de carne.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?