5 hábitos para manter a saúde do intestino e do cérebro
A ligação entre os sistemas entérico e nervoso faz com que a saúde do intestino influencie no humor, e vice-versa
atualizado
Compartilhar notícia
A saúde do intestino afeta diretamente o seu humor. E o contrário também vale. Isso acontece por conta das relações entre o sistema entérico – que participa de funções como a absorção de nutrientes, o controle dos processos inflamatórios e a regulação do fluxo sanguíneo – e o nervoso. Ambos influenciam no funcionamento e no desempenho um do outro.
“É essencial ressaltar que o intestino e o cérebro estão conectados física e bioquimicamente através de milhões de nervos diferentes”, afirma Ágata Hadad, farmacêutica da Equaliv, marca de suplementos alimentares.
Entre as estruturas que fazem a ligação cérebro e intestino estão o nervo vago; os neurotransmissores, produzidos pelo cérebro e responsáveis por controlar sentimentos e emoções; e os micróbios intestinais, que são responsáveis pelo controle do sistema imunológico e da inflamação, avaliando o que o corpo recebe e o que ele excreta.
Serotonina
Cerca de 90% da serotonina, considerada como um estabilizador natural do humor, é produzida no intestino. Entre outras coisas, esse hormônio é fundamental para a regulação da ansiedade, a restauração do corpo, a manutenção da saúde óssea e a menor incidência de quadros depressivos. “Uma boa microbiota intestinal ajuda no controle e no equilíbrio de funções endócrinas, imunes e neurais”, aponta Ágata.
Hábitos não saudáveis contribuem negativamente para a saúde da microbiota intestinal e interferem de maneira prejudicial no funcionamento de todos os sistemas do corpo. “É fundamental se concentrar em condutas benéficas para a saúde do intestino e, consequentemente, de todo o corpo”.
A farmacêutica lista 5 hábitos essenciais para a manutenção e a preservação da saúde do intestino :
- Mastigar bem os alimentos;
- Preferir alimentos naturais aos industrializados, ou seja menos embalagens e mais cascas;
- Consumir regularmente alimentos probióticos e prebióticos;
- Gerenciar o estresse e
- Evitar o consumo de glúten.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.