Nutricionista enumera 5 hábitos para evitar glicose alta no sangue
Nutricionista aponta hábitos para diminuir níveis de glicose na corrente sanguínea. Excesso de açúcar no sangue provoca problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A glicose é usada pelas células para produzir a energia necessária ao funcionamento do organismo. No entanto, quando os níveis de glicose são muito altos podem ocorrer disfunções metabólicas.
Na maioria das vezes, a glicose alta é causada por uma alimentação de baixa qualidade, composta por alimentos açucarados e ultraprocessados. “Taxas altas de açúcar no sangue provocam obesidade, baixa imunidade e diabetes”, destaca a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.
Quando a taxa de glicose está constantemente alta, as artérias, o coração e o fígado sofrem danos contínuos, o que a longo prazo, pode resultar em doenças cardíacas, falência renal e cegueira.
O açúcar no sangue deve ser controlado com bons hábitos de saúde. “Uma alimentação saudável e diversificada junto com uma rotina de exercícios físicos são os pilares para conseguir manter essas taxas em paâmetros adequados”, afirma Rayanne. Exames de sangue periódicos são a maneira correta de acompanhar se a taxa de açúcar no sangue está dentro do limite.
Rayanne elencou hábitos que ajudam a evitar a glicose alta no sangue:
Veja 5 hábitos para evitar a glicose alta:
1. Não pule refeições
Ao pular refeições como café, almoço e jantar, há um desequilíbrio de açúcar nas células e o corpo reage com a sensação de fome. Em ocasiões assim, muitas vezes, as pessoas buscam alimentos de alto valor calórico para repor a energia, o que resulta em picos de glicose no sangue.
Intercalar as principais refeições com lanches frugais é uma boa maneira de evitar picos de glicose.
2. Troque doces por frutas
Após as refeições, algumas pessoas têm o hábito de comer doces como sobremesa, aumentando o aporte de glicose no corpo.
Para corrigir o hábito, Rayanne recomenda que a sobremesa seja substituída por uma fruta, que possui carboidratos mais fáceis de ser digeridos pelo corpo.
Além disso, as frutas acrescentam vitaminas, minerais e fibras à dieta, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.
3. Aumente as fibras na dieta
Uma das características do açúcar é a rapidez com que ele é absorvido pelas células na corrente sanguínea.
Segundo a nutricionista, consumir alimentos ricos em fibras desacelera o processo de absorção. “Minha sugestão é priorizar alimentos integrais, evitando aqueles produzidos com farinha branca ”, diz Rayanne.
4. Pratique exercícios físicos
Incluir exercícios físicos na rotina é uma boa maneira de controlar a glicemia, uma vez que os músculos precisam de glicose para executar os exercícios físicos.
5. Persiga boas noites de sono
“Dormir bem é fundamental para que haja a liberação adequada da leptina, hormônio da saciedade. Pessoas com insônia e que dormem mal tendem a ter mais fome no dia seguinte, o que afeta o metabolismo do açúcar durante o dia”, explica Rayanne.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.