Especialista dá 5 dicas para aliviar cólicas menstruais
As dores da cólica podem se intensificar no frio por conta da compressão dos vasos sanguíneos; veja como resolver
atualizado
Compartilhar notícia
As cólicas menstruais fazem parte da vida de muitas mulheres. Podem variar entre dores brandas ou intensas, mas em todos os cenários com a chegada do inverno, o corpo pode ficar mais sensível à dor, já que no frio os vasos sanguíneos se comprimem, acentuando ainda mais os sintomas.
Para o alívio das cólicas menstruais, é comum recorrer às medicações de farmácia, como analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, é possível diminuir as dores de maneira caseira tal como recomenda o ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Patrick Bellelis.
1. Compressas de água morna
Além de reconfortante, o calor das compressas ativa o fluxo sanguíneo, aliviando assim as cólicas menstruais. Para fazê-la, basta colocar uma bolsa de água morna no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. Nesse sentido, é importante proteger a pele do contato direto, colocando um pano entre a bolsa e a pele para evitar queimaduras.
2. Bebidas quentes
As bebidas quentes possuem o mesmo efeito da compressa. O ginecologista recomenda que se aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias. O ideal é evitar bebidas com cafeína, já que elas podem agravar as dores em algumas pessoas.
Veja a lista completa de dicas no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.