metropoles.com

5% das mulheres têm gene que boicota anticoncepcional, diz pesquisa

O estudo, realizado nos Estados Unidos, descobriu que o DNA é responsável por produzir uma enzima que quebra os hormônios dos medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de uma cartela de comprimidos anticoncepcionais - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma cartela de comprimidos anticoncepcionais - Metrópoles - Foto: iStock

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, cerca de 5% das mulheres possuem, no DNA, um gene que sabota anticoncepcionais. Por isso, algumas mulheres podem engravidar mesmo se estiverem tomando a pílula corretamente ou usando outros métodos contraceptivos.

Aaron Lazorwitz, o cientista responsável pelo trabalho, analisou o DNA de 350 mulheres que usavam um implante hormonal contraceptivo para evitar a ovulação. Por meio do sequenciamento genético das participantes, os pesquisadores descobriram que algumas delas possuíam uma versão diferenciada do gene CYP3A7*1C – normalmente ativado apenas quando a pessoa ainda está no útero e desligado pouco antes do parto.

O gene produz uma enzima que, segundo o estudo, quebra hormônios de controle de natalidade. Medicamentos contraceptivos com doses mais baixas seriam particularmente perigosos. Os resultados do estudo seriam úteis para a criação de novos remédios anticoncepcionais.

Porém, especialistas em métodos contraceptivos afirmam que ainda é cedo para abandonar de vez as pílulas e os implantes. “Embora a composição genética possa ter impacto sobre o quão bem a contracepção funciona para algumas mulheres, esse é apenas um estudo e é muito cedo para dizer se uma tecnologia relacionada a isso será útil no futuro”, explica a professora Sharon Cameron, da Unidade de Eficácia Clínica da Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva da Universidade de Edinburgh, na Escócia, ao jornal Independent.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?