metropoles.com

Natal com cuidado! 5 brinquedos que podem causar problemas oculares

Por trás da diversão, alguns brinquedos podem trazer riscos, especialmente para os olhos. Veja quais evitar e o que fazer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra menina com espada e escudo de brinquedo, perigosos para os olhos
1 de 1 Foto mostra menina com espada e escudo de brinquedo, perigosos para os olhos - Foto: Getty Images

O Natal está chegando e começa a corrida até as lojas de brinquedos para encontrar o melhor presente para as crianças. No entanto, a decisão não deve incluir apenas o quanto o item parece divertido: é preciso pensar na segurança, especialmente para não ameaçar a saúde ocular dos pequenos.

De acordo com o oftalmologista Fabio Pimenta, da oftalmopediatria do H.Olhos, de São Paulo, os acidentes com brinquedos representam de 10% a 20% dos casos de trauma nos olhos nas crianças.

“Estes acidentes acontecem dentro de casa e são mais comuns nos finais de semana — ou seja, ocorrem muitas vezes sob a supervisão dos pais”, alerta.

Ele aponta os cinco tipos de brinquedos mais perigosos para crianças. Confira:

1. Brinquedos que atiram e são pontiagudos

Todos os brinquedos que lançam projéteis, como os que imitam arcos e flechas ou armas de fogo, assim como os pontiagudos, são perigosos para a saúde dos olhos.

Se esses objetos batem no olho aberto, podem causar feridas e lacerações na córnea, que é a superfície gelatinosa do olho. Caso o projétil seja disparado a altas velocidades, como em um estilingue, o risco é ainda maior.

Garoto hispânico apontando com um estilingue, brinquedos agressivos, perigosos
O estilingue é apontado pelo médico como um dos brinquedos mais perigosos

2. Óculos de brinquedo

Apesar de coloridos e chamativos, os óculos de brinquedo normalmente não têm proteção UVA e UVB. Se tiverem lentes escuras, eles diminuem a incidência da luminosidade, o que faz com que a pupila abra — porém, ela fica desprotegida dos raios nocivos. Os raios invisíveis penetram no olho e podem machucar as células da retina, comprometendo a visão.

3. Brinquedos com laser

Os brinquedos com luzes a laser, em geral imitando miras de armas, podem lesionar o tecido do olho. “Se as crianças fixarem a visão diretamente nos raios por alguns segundos, podem acontecer lesões de superfície e até machucar a retina, causando problemas mais sérios à visão”, explica o médico.

4. Óculos de realidade virtual

Em relação aos óculos de realidade virtual, que bloqueiam a visão completamente, o que se orienta é evitar o uso por mais de meia hora para não sofrer dores de cabeça ou ardor nos olhos. Os brinquedos mantêm as telas muito perto dos olhos e podem cansar a visão.

5. Maquiagens para crianças

Quanto às maquiagens e produtos de beleza infantis, o melhor é evitar que crianças muito pequenas os utilizem. Embora os produtos originais sejam hipoalergênicos, as crianças podem machucar os olhos com os pincéis ou usar a maquiagem direto na mucosa dos olhos, obstruindo os poros de saída das glândulas lacrimais, o que pode formar um terçol.

O que fazer em caso de acidentes?

Pimenta explica que todo trauma precisa ser analisado de imediato por um oftalmologista. Os pais podem lavar o local atingido com água corrente, sem apertar o olho ou fazer força de abrir, apenas retirando resíduos. A criança deve ser levada direto para o hospital oftalmológico, pois só um médico poderá identificar a gravidade do machucado.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?