Compartilhar notícia
Não existe uma dieta universal, que seja melhor do que todas as outras. O cardápio ideal depende da meta do paciente, mas alguns alimentos podem ser indicados em todos os planos alimentares, independente do objetivo.
A nutricionista Aline Becker enumera alguns deles. Confira:
5 alimentos que se adaptam em qualquer dieta
Ovo
“É base para uma alimentação com uma boa fonte de proteína e nutrientes. O ovo contém ácido fólico, zinco, colina, potássio e proteína, entre outros minerais, e como apresenta pouca gordura saturada, é extremamente eficaz para uma dieta saudável. É possível fazer diversas receitas, desde as mais elaboradas até as práticas para o dia a dia, como cozido, omelete e mexido. O único detalhe é evitar utilizar altas quantidades de óleo e sal”, diz Aline.
Linhaça
A fonte de fibras pode aparecer em diversas receitas com uma variedade enorme de alimentos, além de misturada com iogurtes, vitaminas e saladas.
“Especialmente para as mulheres, a linhaça carrega um benefício especial: contém lignina, que é um fitoquímico com estrutura semelhante ao estrogênio. Além disso, a semente é rica em fibras, proteína e gordura boa, acelera o metabolismo, absorve as gorduras do corpo, melhora a digestão, contribui para o bom funcionamento do intestino e não deixa o organismo reter líquidos, ajudando a emagrecer”, completa a profissional.
Maçã
A fruta é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. “A maçã possui um alto nível de uma substância chamada pectina, fibra que aumenta aquela sensação de saciedade e retarda o processo de digestão. Por isso, além de saborosas, as frutas são uma ótima opção para aquele lanchinho se você estiver com fome entre as refeições”, comenta Aline.
Veja a lista completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!