metropoles.com

Quatro em cada 10 mulheres jovens têm deficiência de ferro, diz estudo

Pesquisadores explicam que falta de ferro pode levar à anemia, e por não ser monitorada com frequência, poucas pacientes procuram tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANIRUDH/Unsplash
glóbulos vermelhos sangue
1 de 1 glóbulos vermelhos sangue - Foto: ANIRUDH/Unsplash

De acordo com um estudo publicado nessa terça-feira (27/6) na revista científica JAMA, cerca de 39% das mulheres jovens americanas têm deficiência de ferro. O levantamento, que analisou dados de 3.490 participantes entre 12 e 21 anos, mostra que, entre as pessoas com falta do nutriente, 16% já desenvolveu anemia por deficiência da substância.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Em entrevista à revista New Scientist, a principal autora do estudo, Angela Weyland, conta que, ao longo dos anos, a quantidade de ferro ingerida na alimentação vem diminuindo.

“As pessoas estão comendo menos carne vermelha e muitas estão se tornando veganas ou vegetarianas”, pondera a pesquisadora. Outra explicação possível é que as mulheres são mais afetadas pela anemia por conta da menstruação, quando perdem uma quantidade de sangue.

Algumas das fontes mais ricas em ferro são vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, por exemplo), feijão, lentilha, chocolate amargo, carne vermelha, vinho tinto, tofu e alguns cereais.

Para que serve o ferro?

O ferro auxilia o organismo a produzir hemoglobina, substância que carrega o oxigênio. Quando esse processo é afetado, o corpo acaba não recebendo oxigênio suficiente, desencadeando sintomas como fraqueza, fadiga, palidez, taquicardia, falta de ar, dor de cabeça e queda de temperatura nas mãos ou pés. Em casos mais severos, o paciente pode ter vontade de comer gelo ou terra.

A pesquisadora Angela explica que é possível resolver o problema com suplementação, mas poucas pessoas fazem exames frequentes para identificar a anemia. Indivíduos que têm fluxos menstruais intensos também devem procurar ajuda médica para evitar desenvolver a condição.

Sem tratamento, a anemia pode aumentar o risco de infecções e complicações cardíacas e pulmonares.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?