4 dicas para incrementar a caminhada e queimar mais gordura abdominal
A caminhada pode ser um exercício eficaz para queimar a gordura visceral, mas para acelerar o processo é preciso se desafiar
atualizado
Compartilhar notícia
Reduzir medidas da barriga é o desejo de muita gente e queimar a gordura abdominal pode ser menos complicado do que se imagina. A caminhada é um exercício de baixa intensidade muito eficaz para manter o corpo saudável, especialmente quando se ultrapassam os 11 mil passos diários, quantidade considerada ideal por um levantamento publicado em janeiro.
Entretanto, os resultados podem demorar a aparecer, já que os benefícios da caminhada surgem a longo prazo. O Ministério da Saúde recomenda que a circunferência abdominal seja de até 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens, e números acima disso aumentam o risco de ter gordura entre os órgãos e doenças ligadas ao coração.
Por isso, personal trainers recomendam algumas estratégias para intensificar a caminhada e perder medidas para quem quer acelerar o processo de emagrecimento e de diminuição da barriguinha.
“A melhor forma de reduzir a gordura abdominal é fazer uma combinação de exercícios aeróbicos, como é o caso da caminhada, com exercícios resistidos, como a musculação. Essa combinação é o que os estudos vêm demonstrando como o mais eficiente para o emagrecimento”, afirma o profissional de educação física Raphael Carvalho, professor da Faculdade Uniguaçu.
Em um artigo publicado no site Eat this, not that!, o profissional de educação física americano Tim Liu recomenda que pessoas que já caminham regularmente incrementem a prática para acelerar a redução de medidas.
Como queimar gordura abdominal na caminhada
Andar na subida
Uma das formas mais eficazes de tornar a caminhada desafiadora e usá-la para queimar gordura é aumentar o nível de dificuldade do percurso. Isso pode ser feito facilmente nas esteiras, adicionando inclinação progressivamente, mas também é possível escolher os locais da cidade com maiores subidas, como pequenos morros, para intensificar o esforço.
Acelere o passo
A caminhada pode ser ainda mais desafiadora quando se caminha rapidamente. Adicionar velocidade aumenta também o gasto calórico e, consequentemente, reduz as reservas de gordura abdominal. Quanto mais rápido se conseguir caminhar, melhor.
O personal trainer Victor Gomes, de Brasília, recomenda adicionar pequenos trotes ou corridinhas durante o percurso de caminhada para intensificar a prática. “Você pode escolher uma ladeira específica do seu trajeto para percorrer correndo ou separar dois ou três minutos para fazer com mais velocidade e ir se acostumando ao desafio. Para quem faz treinos na esteira, o ideal é usar uma programação que tenha velocidades flutuantes em vez de se manter numa constante”, explica ele.
Inclua pesos na caminhada
Tanto Liu como Gomes recomendam que a caminhada seja feita também com a integração de pesos. Podem ser usadas sacolas, distribuindo o peso entre as mãos, ou mesmo halteres específicos para serem carregados, como os kettlebells. Além de levá-los consigo, é bom fazer levantamentos laterais e frontais enquanto se caminha para aumentar a intensidade. Uma mochila com peso também pode cumprir essa função, mas lembre de ajustar as alças para não prejudicar a saúde das costas.
Inclua movimentos desafiadores
A caminhada pode ser complementada ainda com alguns exercícios que tragam maior esforço para a musculatura, como agachamentos enquanto se espera o sinal abrir ou alguns afundos durante a caminhada. Se houver espaço para abdominais, melhor ainda.
“O mais importante para perder a gordura abdominal é começar a se movimentar. Claro que a intensidade que adicionamos ajuda a aumentar o gasto calórico e a acelerar o metabolismo. Fazer mil abdominais é muito bom, mas não está ao alcance de todos. É importante fazer o que é possível e incluir alguns desafios a cada dia já ajuda, e muito, a evitar os males do sedentarismo”, conclui Gomes.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!