Compartilhar notícia
O açafrão, também conhecido como cúrcuma, tem um número elevado de propriedades anti-inflamatórias. A principal responsável por essa ação é a curcumina, o pigmento que dá o intenso tom de amarelo ao tempero.
“Essa especiaria também atua como medicamento natural e fitoterápico, um poderoso suplemento alimentar e dietético”, diz a endocrinologista e nutróloga Gabriela Abdo Camargo, da Clínica Leger. Por isso, a especialista lista 4 dos principais benefícios do açafrão para a dieta:
1. Protege o coração
O açafrão evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração de infartos. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
2. Evita envelhecimento precoce
Muitos estudos indicam que essas propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides, com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.
3. Evita o diabetes
Essa poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Nenhum dos pré-diabéticos que participaram de um estudo e receberam as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.
4. Reduz a inflamação no organismo
A cúrcuma aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. Além disso, o consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.
Saiba como incluir o açafrão no cardápio no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.