Tesão aparece com apenas 3 minutos de atividade física intensa, diz estudo
Estudo alemão mostra que atividades físicas de força trazem tesão imediato, provocando maior frequência cardíaca e dilatação das pupilas
atualizado
Compartilhar notícia
Praticar atividades físicas de força por apenas três minutos é o suficiente para aumentar o tesão. Isso é o que afirmam pesquisadores da Universidade de Siegen e da Universidade de Trier, ambas na Alemanha, em um estudo publicado na revista Psychophysiology.
Em um experimento realizado com 45 estudantes universitários saudáveis, os pesquisadores constataram que o estresse físico aumenta o tesão provocado por estímulos sexuais visuais, como fotos. O mesmo resultado não foi observado entre voluntários que praticavam atividade física leve.
De acordo com os pesquisadores, os exercícios físicos impulsionam o sistema nervoso simpático, que conduz a resposta do corpo ao tesão, aumentando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a dilatação das pupilas.
Pesquisa de excitação: tesão
Os voluntários do estudo tinham, em média, 29 anos, peso saudável, sem histórico de doenças psíquicas ou subjacentes nem eram fumantes excessivos ou usuários de drogas. Eles foram conectados a um equipamento que media os batimentos cardíacos, a pressão arterial e outras respostas fisiológicas.
Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, que realizaram um teste com a mão dominante para medir a força máxima que conseguiam atingir, seguido por um intervalo de 10 minutos de descanso para registrar seus níveis de estresse.
Em seguida, o primeiro grupo deveria repetir o teste segurando o dispositivo de medição com 45% da sua força máxima de preensão e manter a pegada por três minutos. O grupo controle, por sua vez, deveria usar apenas 10% da força no aperto, seguido por um período de sete minutos de descanso.
Estímulos visuais
Todos eles viram uma sequência de fotos que retratavam violência, atividades esportivas, situações sociais cotidianas, paisagens naturais e sexo enquanto usavam um dispositivo de rastreamento da visão que media a frequência de piscada dos olhos de cada pessoa.
Os pesquisadores também observaram o grau de condutividade elétrica da pele. Isso porque a pele de uma pessoa excitada se torna temporariamente um melhor condutor de eletricidade devido ao aumento da transpiração.
Os testes mostraram que os voluntários que fizeram maior esforço alcançaram uma frequência cardíaca mais alta, estavam com a pupila mais dilatada e transpiraram mais quando foram apresentados às imagens com conteúdo sexual. Os que não fizeram tanto força não reagiram com a mesma energia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.