Compartilhar notícia
O exercício físico é um dos pilares para a vida saudável. Acontece que muitas gestantes têm medo de que os treinos prejudiquem a gravidez, principalmente pelo impacto causado por eles.
O professor de Educação Física Bruno Teixeira, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), esclarece que, na realidade, os exercícios físicos são benéficos tanto para a mãe quanto para o bebê.
Três benefícios do exercício físico na gravidez
Controle de peso
“Mães que realizam exercícios físicos são capazes de prevenir o risco de ganho de peso de 18% a 61% durante a gravidez”, afirma Teixeira.
Prevenções
“Os treinos são também capazes de prevenir a diabetes e hipertensão gestacional, reduzir sintomas depressivos e de ansiedade, fortalecer o assoalho pélvico – importante para um bom parto normal e para diminuir risco de incontinência urinária – e ainda evitar que o bebê nasça com excesso de peso”, garante o professor.
Boa saúde
“Os distúrbios hipertensivos afetam um percentual razoável de grávidas e complicam a gestação. Por sua vez, os exercícios reduzem entre 39% e 41% o risco de se desenvolver a doença na gestação”, relata.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!