3 estratégias para evitar o efeito rebote e emagrecer com saúde
As dietas restritivas são as principais causas de recaída quando assunto é ganho de peso. Nutróloga esclarece como evitar o efeito rebote
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasileiros foram os que mais engordaram durante a pandemia. De acordo com uma pesquisa feita pela Ipsos Global Advisor, aproximadamente metade da população do país ganhou em média 6,5 kg nos últimos dois anos.
Os quilinhos a mais motivam as pessoas a procurarem diferentes maneiras de perder peso, principalmente aquelas que prometem emagrecimento rápido, como as dietas restritivas. O resultado é o temido efeito rebote.
A grande parte desses programas “milagrosos” faz recomendações inadequadas, sem qualquer respaldo médico. O risco, segundo a nutróloga Esthela Oliveira, especialista em medicina integrativa, ocorre quando são adotados diferentes protocolos para perda de peso, sem um acompanhamento profissional adequado e personalizado.
Como fugir do efeito rebote
A maneira mais eficaz de evitar o efeito rebote, também conhecido como efeito sanfona, segundo a especialista, é passar por uma reeducação alimentar. “Essa reparação na rotina alimentar deve ocorrer a partir de uma mudança completa de hábitos. Afinal, quando tomamos consciência daquilo que está sendo consumido e do nosso real estado de saúde, passamos a fazer escolhas mais saudáveis e priorizar a qualidade dos alimentos, melhorando não apenas a estética, mas adquirindo mais bem-estar e qualidade de vida”, ressalta Oliveira.
A nutróloga cita algumas medidas que, em conjunto, ajudam a evitar o efeito rebote.
Não excluir grupos alimentares
“Excluir por completo alguns grupos alimentares pode ser uma medida muito drástica. Prefira sempre procurar pelo auxílio de um profissional, ele pode orientar sobre as quantidades ideais de cada grupo alimentar para cada organismo”, aconselha Esthela.
Evite dietas com restrições rigorosas
“Dietas restritivas são insustentáveis a longo prazo, por isso o ideal é que ocorra uma mudança de hábitos que resultem em uma reeducação alimentar, tornando as escolhas e relação com a comida mais saudáveis”, reforça.
Evite retomar os hábitos anteriores à perda de peso
“É importante que as escolhas saudáveis e consciência daquilo consumido não sejam deixadas de lado após atingir o número desejado na balança. Retornar aos hábitos alimentares prévios à perda de peso resultam no retorno dos quilos a mais”, alerta.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!