Compartilhar notícia
A dieta cetogênica é baseada na manutenção de níveis baixos de carboidratos com quantidades variadas de proteína e gordura. Ela contribui para a perda de peso, redução da hiperglicemia e melhora dos perfis lipídicos.
A nutricionista Adriana Stavro cita 12 alimentos para dieta cetogênica anti-inflamatória e antioxidante. Confira:
Os 12 alimentos para dieta cetogênica anti-inflamatória e antioxidante
Vegetais folhosos verdes escuros
Espinafre, couve, rúcula e acelga são excelentes fontes de fibras e nutrientes essenciais. As vitaminas A, C e K, são importantes para manter a saúde do sistema imunológico e fortalecer os ossos.
Abacate
Rico em gorduras saudáveis, fibras e potássio, o abacate é o aliado perfeito para a dieta cetogênica. Afinal, ele ajuda a manter a saciedade, regula a pressão arterial e fornece energia estável ao longo do dia.
Oleaginosas
Amêndoas, nozes e castanhas são fontes de gorduras saudáveis, fibras e minerais como magnésio e zinco, que ajudam a manter o corpo saciado, promover a saúde do coração e do sistema nervoso, além de contribuir para a função cognitiva.
Peixes gordurosos
Salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e são fundamentais para a saúde cardiovascular e cerebral, além de ajudar na regulação do humor e na função cognitiva.
Azeite de oliva extravirgem
Fonte de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, o azeite de oliva extravirgem é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios e protetores do coração, além de fornecer uma fonte estável de energia para o corpo durante a cetose.
Veja a lista completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!