Especialista ensina 10 truques para evitar crises de rinite no inverno
Especialista do Hospital CEMA aponta o que pode ajudar no controle de sintomas e ensina a evitar novas crises de rinite
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas vezes, basta uma queda sutil na temperatura para aqueles que têm rinite começarem a espirrar e tossir. Afinal, não é novidade que o frio costuma trazer complicações para pessoas com quadros respiratórios alérgicos.
O desconforto pode ser ainda mais comum dependendo da região do país. “Em alguns lugares, as temperaturas caem e a umidade do ar, também. Isso prejudica as vias aéreas superiores, como nariz, ouvido, garganta e pulmões”, explica a otorrinolaringologista Marcele Fernandes, do Hospital CEMA, de São Paulo.
Além disso, a poluição presente nas grandes cidades pode ser um agravante. “O frio faz o nariz ficar mais irritado pela própria temperatura. O ar mais seco resseca as vias aéreas e diminui as barreiras de proteção, agravando os sintomas”, detalha a médica.
No entanto, é possível evitar as crises de rinite seguindo algumas dicas essenciais. Marcele ensina 10 truques para fugir dos espirros e das obstruções nasais. Confira:
10 dicas para evitar crises de rinite
- Faça lavagem nasal diariamente com soro fisiológico – e, se for possível, algumas vezes por dia, pois a lubrificação umidifica as vias aéreas e pode ajudar a prevenir as crises.
Veja outras 9 dicas no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.