Nutróloga lista 10 alimentos que parecem saudáveis, mas engordam
Nutróloga alerta sobre alimentos que parecem boas opções para o emagrecimento mas que, na verdade, contribuem para o ganho de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Quando elaboramos uma dieta para perder peso, o mais indicado é aumentar a quantidade de alimentos saudáveis no cardápio. No entanto, algumas opções enganam e, mesmo que pareça o contrário, elas têm altas calorias que podem atrapalhar totalmente os seus objetivos. O alerta é da médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento. Ela lista os 10 vilões da balança, que enganam muita gente.
1 – Mingau de aveia
O mingau de aveia se tornou o queridinho das dietas por ser rico em fibras e garantir saciedade, ajudando a controlar a compulsão. Mas o sabor de infância que muita gente atribui ao prato pode descontrolar a quantidade. A dica é substituir por um iogurte natural.
2 – Purê de batata doce
Apesar da batata doce ter baixo índice glicêmico, ela pode contribuir para o ganho de peso. “Uma boa saída para diminuir ainda mais este índice é trocar pela abóbora, que é mais magrinha”, indica a especialista.
3 – Suco de laranja ou uva
Não é porque é suco natural de fruta que está liberado na dieta. A médica revela que opções como limão ou maracujá apresentam bem menos calorias do que a laranja ou a uva.
4 – Abacate, manga ou uva
”A preferência deve ser por pera, maçã ou morango, que possuem índice glicêmico bem mais baixo”, alerta a especialista.
5 – Arroz e macarrão integral
Novamente, não é porque são alimentos integrais que são a melhor escolha para o cardápio. “Eles podem ser trocados por arroz de couve flor, macarrão de abobrinha ou de palmito pupunha – opções bem mais nutritivas e saudáveis. Além disso, são mais enxutos nas calorias”, explica a nutróloga.
Confira a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!