Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a Mayo Clinic
Centro de pesquisa dos Estados Unidos elencou os alimentos mais saudáveis para incluir na dieta, melhorar a saúde e evitar doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Uma dieta livre de alimentos ultraprocessados e rica em opções in natura é essencial para manter a saúde do corpo e ajudar a alcançar objetivos. Frutas, verduras e legumes cheios de vitaminas contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo.
Segundo a nutricionista funcional Paulina Heringer, que atende em Brasília, o consumo regular e variado de alimentos naturais é altamente benéfico para a saúde. “A combinação certa de frutas, grãos, carnes e verduras pode, por exemplo, ajudar a manter um peso saudável, uma vez que reduz a vontade de opções industriais e ajuda a controlar as porções”, afirma.
Mas quais são as melhores opções? Pesquisadores da Mayo Clinic, um importante centro de pesquisa nos Estados Unidos, estabeleceram uma lista, divulgada em março deste ano, com os 10 alimentos mais saudáveis para encaixar na dieta.
O ranking prioriza opções pouco calóricas e in natura que são cheias de nutrientes para evitar o desenvolvimento de doenças. Confira:
1. Amêndoas
As amêndoas são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas (principalmente a E) e minerais, como magnésio. O alimento é conhecido por promover a saúde do coração, controlar o açúcar no sangue e ajudar na perda de peso.
2. Maçã
“As maçãs são ricas em fibras, antioxidantes e vitaminas (especialmente a C). A fruta pode ajudar na regulação do açúcar no sangue, melhorar a saúde digestiva e contribuir para o sistema cardiovascular”, comenta Paulina.
3. Mirtilo
Os mirtilos (conhecidos também pelo nome em inglês, blueberry), são frutos repletos de antioxidantes, especialmente antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem melhorar a saúde cerebral, ocular e do coração.
4. Brócolis
“O brócolis é excelente fonte de fibras, vitaminas C e K e minerais, como cálcio e potássio. Ele é conhecido por seus benefícios na promoção da saúde óssea e digestiva, além de estar relacionado à redução do risco de cânceres em geral”, aponta a nutricionista.
5. Feijão vermelho
O feijão vermelho é uma boa fonte de proteínas, especialmente para pessoas com restrição à carne, como veganos e vegetarianos. Além do valor proteico, o grão possui fibras, ferro e folato. Ele pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, manter a saúde do coração e fornecer energia sustentável ao organismo.
6. Salmão
“O salmão é um peixe extremamente versátil e fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas de alta qualidade e vitamina D. Ele é benéfico para a saúde cardiovascular, cerebral e da pele”, destaca Paulina.
7. Espinafre
O espinafre é um vegetal rico em vitaminas A, K e minerais, como ferro e cálcio. Ele é conhecido por promover a saúde dos ossos, dos olhos e do sistema imunológico. Os compostos presentes no alimento também protegem contra doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular, e condições cardíacas.
8. Batata doce
“A batata doce é uma excelente fonte de fibras, vitaminas A e C e minerais, como potássio. Ela pode ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a saúde ocular e fortalecer o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.
9. Sucos de vegetais
Sucos de vegetais frescos podem ser ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. O licopeno, presente no tomate, por exemplo, está relacionado a uma redução no risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Os sucos também são uma boa opção para incluir mais vegetais na dieta — dependendo da composição, podem ajudar a proteger contra gripes e resfriados.
10. Gérmen de trigo
“O gérmen de trigo é obtido por meio da moagem do trigo. Ele oferece fibras, proteínas, vitaminas E e B e minerais, como ferro e zinco. As substâncias podem beneficiar a saúde do coração, a digestão e a saúde da pele”, afirma Paulina.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!