metropoles.com

George Santos após ser cassado nos EUA: “Que vá para o inferno”

George Santos tornou-se o sexto legislador na história norte-americana a ser expulso da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA)

atualizado

Compartilhar notícia

Anna Moneymaker/Getty Images
Imagem colorida de George Santos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de George Santos - Metrópoles - Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

O deputado George Santos teve, nesta sexta-feira (1°/12), o mandato cassado no Congresso dos Estados Unidos (EUA). Ele tornou-se o sexto legislador na história norte-americana a ser expulso da Câmara dos Deputados.

Com o placar de 311 votos a favor e 114 contra, o Congresso dos EUA aprovou a cassação do mandato de Santos. O político responde por 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos, entre elas, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.

Filho de brasileiros, o congressista entrou nos holofotes após a revelação de ter modificado o currículo para concorrer às eleições; ele admitiu que, de fato, realizou as alterações das quais foi acusado.

O Comitê de Ética votou a partir de um documento que reúne provas das infrações de George Santos. Mesmo com as acusações, ele continua a negar a autoria de qualquer crime. Ele afirma que é vítima de uma “perseguição política”.

Anteriormente, o político “sobreviveu” a duas tentativas de afastamento. Isso porque parte dos parlamentares da Casa enxergou que apenas relatos de redes sociais, sem evidências das acusações, não seriam capazes de afastá-lo.

Depois da cassação, um jornalista perguntou a Santos se ele tem planos de visitar a Câmara como ex-congressista, e ele respondeu: “Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o inferno”.

Quem é George Santos?

George Santos foi eleito em novembro de 2022 para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sendo o primeiro parlamentar declaradamente gay do partido Republicano — mesma sigla do ex-presidente Donald Trump.

Ele chegou a ser preso em 10 de maio, sob o inquérito que investiga possíveis crimes financeiros e de falsidade ideológica, mas foi solto no mesmo dia após pagar fiança de US$ 500 mil (quase R$ 2.4 milhões).

 

3 imagens
George Santos tem uma longa listas de escândalos
George Santos é o primeiro político abertamente gay eleito pelo Partido Republicanos nos Estados Unidos
1 de 3

George Santos chega para depor nos EUA

Reprodução/Getty Images
2 de 3

George Santos tem uma longa listas de escândalos

Reprodução/George Santos
3 de 3

George Santos é o primeiro político abertamente gay eleito pelo Partido Republicanos nos Estados Unidos

Reprodução/Twitter

Mentiras

Logo após vencer as eleições, em 2022, o jornal The New York Times revelou que Santos inventou diversos aspectos da vida pessoal e profissional presentes no currículo. Entre as diversas alegações falsas, Santos declarou ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, mas as instituições de ensino negam que ele tenha estudado lá.

O deputado também disse que sua mãe, Fátima Devolder, estaria nas Torres Gêmeas, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, durante o atentado terrorista. Ainda sobre sua família, o parlamentar se elegeu com o discurso falso de que era judeu e os seus avós escaparam da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?