Em 2022, TSE registra 42% menos candidaturas para a CLDF
Segundo dados do TSE, serão 566 concorrentes neste ano frente aos 981 que tentaram cadeira na Câmara Legislativa em 2018
atualizado
Compartilhar notícia
O número de registro para candidatos a uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) caiu 42,30% nas eleições deste ano em comparação ao pleito anterior. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 566 candidatos percorrendo as ruas da capital federal em campanha frente aos 981 que tentaram uma vaga no legislativo em 2018. O registro de candidatura encerrou-se às 19h desta segunda-feira (15/8).
Segundo levantamento realizado pelo Metrópoles, 18 distritais irão tentar a reeleição. Outro seis não buscarão uma nova candidatura pela CLDF. Veja tabela:
Somente seis congressistas declaram que não buscarão uma nova legislatura pela CLDF. Quatro deles, Reginaldo Veras (PDT), José Gomes (PTB), Júlia Lucy (União) e Rafael Prudente (MDB) têm a pretensão de buscar uma cadeira na Câmara Federal. Já Leandro Grass, recém-filiado ao Partido Verde, se apresenta como candidato a governador. Arlete Sampaio (PT), após três mandatos, é a única que fala em deixar a vida política.
A última pesquisa divulgada pelo Metrópoles/Ideia, em 23 de julho, apontou que o percentual de indecisos ainda era muito grande: 68,7% do eleitorado não sabem em quem votariam para distrital se as eleições fossem hoje. No levantamento anterior, divulgado no dia 24 de junho, os indecisos somavam 66,8%.
O levantamento foi espontâneo, ou seja, os entrevistados responderam em quem votariam sem a oferta de opções.