Temer, FHC e o semipresidencialismo
Os ex-presidentes irão debater sobre o modelo de governo que está sendo articulada por Arthur Lira por meio de uma PEC
atualizado
Compartilhar notícia
Os ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso se encontrarão com o ex-ministro de Portugal, Miguel Relvas, para debater o semipresidencialismo. O debate faz parte do evento “Democracia e Governabilidade: uma nova discussão sobre o futuro do país” e acontecerá nesta sexta-feira (06/08), organizado por Comunitas, RenovaBR e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
O encontro também contará com a presença dos ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O objetivo principal é discutir novas alternativas para o sistema de governo brasileiro, com foco no semipresidencialismo.
O evento busca explicar a opção governamental que está sendo articulada por Arthur Lira por meio de uma PEC. O semipresidencialismo preserva o presidente da República como chefe de Estado, mas adiciona a figura do primeiro-ministro, que também tem responsabilidade direta na gestão do país. O modelo é adotado em países como Portugal e França.
FHC, Temer e Relvas estarão presentes na segunda roda de conversa do dia, às 15h10. Já Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes participarão da última, às 16h40. A transmissão será feita pelos perfis no YouTube do Comunitas, do RenovaBR e do Insper.