Entidades da sociedade civil prestam solidariedade a Barroso
Em carta, entidades dizem que investimento de Bolsonaro contra o sistema eleitoral tenta turvar o processo político e fomentar o caos
atualizado
Compartilhar notícia
Entidades da sociedade civil prestaram apoio ao ministro Luís Roberto Barroso em audiência nesta quarta-feira (04/08). Na carta, seis organizações — Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Imprensa, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Comissão Arns — reiteraram o apoio às urnas eletrônicas e apelaram ao Congresso pela manutenção do sistema de votação.
“Ameaçar a não realização de eleições em 2022, caso o resultado das urnas possa vir a contrariar os interesses daquele que detém o poder, é ofensa grave que não se pode tolerar”, disse um documento assinado por todas e lido na audiência com Barroso.
Segundo as entidades, o investimento de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro é uma “forma de turvar o processo político, fomentar o caos e estimular ações autoritárias”.
Na segunda-feira (02/08), o TSE abriu um inquérito para apurar os ataques sem provas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e pediu que ele fosse investigado no inquérito das fake news, no STF. Alexandre de Moraes acatou o pedido e tornou o presidente investigado nesta quarta-feira.