metropoles.com

Cunhada de Sarney é afastada do TJMA pelo CNJ por beneficiar assessor

Cunhada de Sarney, a juíza Nelma Sarney Costa foi afastada por, segundo o CNJ, ter beneficiado um assessor a passar em um concurso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2024-02-20 at 19.12.55
1 de 1 WhatsApp Image 2024-02-20 at 19.12.55 - Foto: null

Cunhada do ex-presidente José Sarney, a juíza Nelma Sarney Costa foi afastada nesta terça-feira (20/2) pelo Conselho Nacional de Justiça de suas atividades no Tribunal de Justiça do Maranhão. A desembargadora foi punida por beneficiar um assessor para que fosse aprovado em um concurso de cartórios no estado.

Apesar do afastamento, a cunhada de Sarney continuará recebendo seu salário mensalmente. Além da desembargadora, foi afastado também o juiz Clésio Coelho Cunha, que também beneficiou o assessor da magistrada.

O juiz corrigiu e alterou as questões do concurso público ao qual o assessor prestou, concedendo mais pontos a ele, que acabou aprovado e assumiu as funções como tabelião. Ao voltar das férias, Nelma Sarney Costa confirmou a decisão e a encaminhou ao plenário do TJ-MA, que manteve a liminar. O mesmo aconteceu quando o processo chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O processo administrativo disciplinar (PAD) contra a dupla teve início em 2019 e só teve uma decisão agora. O afastamento de um juiz é a segunda pena administrativa mais grave contra magistrados. A maior é a aposentadoria compulsória, na qual o juiz continua com os salários, mas é afastado em definitivo das atividades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?