metropoles.com

Clima esquenta entre Caixa e Eduardo Paes: “Me tratando como inimigo”

O clima esquentou na reunião entre Lula, Eduardo Paes e o presidente da Caixa, Carlos Vieira, no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

lula e eduardo paes
1 de 1 lula e eduardo paes - Foto: null

O clima esquentou na reunião entre Lula, Eduardo Paes e o presidente da Caixa, Carlos Vieira, na tarde desta terça-feira (27/8), no Palácio do Planalto. O assunto era o estádio do Flamengo. Paes queria evitar a judicialização da desapropriação do terreno no Gasômetro para a construção do estádio do Flamengo, feita pela prefeitura.

O caldo entornou quando, diante de um advogado-geral da União, Jorge Messias, e de uma ministra da Gestão, Esther Dweck, mais abertos a uma flexibilização por parte do governo, o presidente da Caixa seguia irredutível e pouco aberto a ceder, apontando supostas inconsistências no projeto.

Paes argumentou que aquela era uma postura pouco justa com o que Paes era para a prefeitura. O prefeito apontou que o maior lucro da história do FI-FGTS foi por ação da prefeitura, com medidas como o perdão de um crédito a receber, a ampliação do perímetro do Porto Maravilha até São Cristóvão, na Zona Norte, entre outras.

O presidente da Caixa insistia que nada disso era suficiente para fazer frente ao prejuízo que o banco teria com o projeto. Paes escalou mais um pouco e, alteando o tom de voz, disse que, se não estivessem satisfeitos com o acordo, ele podia mandar um projeto para a Câmara de Vereadores desfazer tudo, o que implicaria em grande perda para a Caixa.

Alguns presentes começaram com “Calma, prefeito”, mas Paes decidiu subiu mais a temperatura: “Vocês estão me tratando como inimigo. A Caixa está sendo desrespeitosa. Não é justo fazer isso diante do que o Rio representa pra Caixa e pro governo federal”, afirmou.

A fala pesou. Lula, que já estava inclinado a ceder, deu sinal verde para uma nova rodada de negociação, que acontecerá na quinta-feira. A expectativa é que, em mais algumas conversas, a Caixa vai jogar a toalha.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?