metropoles.com

Alvo de críticas, identificação facial é uma tecnologias da segurança do RJ

Pesquisa da FGV aponta que reconhecimento fotográfico é uma das principais ferramenta dos órgãos de segurança do RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
recnhecimento fotografico
1 de 1 recnhecimento fotografico - Foto: Reprodução

Identificação facial é uma das ferramentas usadas pelos órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro, revelou pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas e divulgada nesta quarta-feira (29/3). A medida é alvo de críticas no Conselho Nacional de Justiça pelo alto número de prisões equivocadas.

Segundo levantamento feito pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro em 2021, 81% dos presos detidos por identificação facial são absolvidos por erros de reconhecimento fotográfico.

A ferramenta de câmeras corporais em fardas policiais, que está em estágio embrionário de implementação e é alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal, também está no grupo das ferramentas mais usadas pelos órgãos de segurança do Rio de Janeiro.

Em nível nacional, a principal ferramenta de segurança é o drone. Em seguida está o uso das OCRs (reconhecimento óptico de caracteres) e da identificação facial.

As câmeras corporais, que tiveram sua efetividade comprovada na diminuição de níveis de letalidade, ocupam a quarta posição das principais ferramentas usadas por órgãos de segurança do país. Apenas 22% dos estados fazem uso da ferramenta.

Dados: FGV | Produção: Arte Metrópoles

O estudo “Segurança Pública na era do Big Data: mapeamento e diagnóstico da implementação de novas tecnologias no combate à criminalidade” foi realizado entre junho de 2021 e maio de 2022 com o objetivo de promover o mapeamento e a análise da utilização de novas tecnologias no âmbito da segurança pública no Brasil.

(Atualização às 12h10 do dia 3 de abril de 2023: A primeira versão desta reportagem informava que a identificação facial era a ferramenta mais usada pelos órgãos de segurança do Rio de Janeiro. A assessoria da Fundação Getúlio Vargas, contudo, informou à coluna que um dos gráficos divulgados, em que a ferramenta de identificação facial aparecia em primeiro lugar, não estava correto.)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?