metropoles.com

Vídeo. Dino visita Senado na véspera da sabatina e diz: “Haverá nãos”

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analisará a nomeação de Dino ao cargo de ministro do STF nesta quarta-feira (13/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Delegado Imagem colorida de Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Delegado Imagem colorida de Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, admitiu, nesta terça-feira (12/12), que haverá votos contrários à sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhada ao Senado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação de Dino ao cargo será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (13/12).

A declaração de Dino foi feita após reunião com a bancada do PSD no Senado. A legenda é a mais expressiva na Casa Alta, com 15 senadores, e é presidida nacionalmente por Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas.

Após o encontro, o ministro afirmou, no entanto, que ainda não recebeu declarações oficiais de votos contrários durante a série de visitas que tem feito a gabinetes.

“Oficial e presencial, nenhum [não]. Quero frisar que respeito o fato de que haverá ‘nãos’. Faz parte da vida democrática. Pode ter uma dezena, pode ter mais, pode ter menos. Isso não vai alterar o principal, que é manter uma atitude necessária de respeitar o Senado neste momento. É o que tenho feito”, afirmou.

Veja:

Segundo Dino, foi discutida uma série de temas com a bancada do PSD durante a reunião. “Debatemos sobre o papel do Supremo, houve questionamento sobre a relação com o Senado. Conversei com as senadoras também, especificamente sobre a aplicação das leis de proteção às mulheres. Tem sido um debate muito bom e tenho certeza que isso vai se refletir na sabatina”, disse o ministro.

Ainda nesta terça, Flávio Dino voltará ao Senado para se reunir com a bancada do MDB. O encontro está previsto para as 15h30.

3 imagens
Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023
Ex-governador do Maranhão e ministro da Justiça, Flávio Dino
1 de 3

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Hugo Barreto / Metrópoles
2 de 3

Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023

Hugo Barreto / Metrópoles
3 de 3

Ex-governador do Maranhão e ministro da Justiça, Flávio Dino

Hugo Barreto / Metrópoles

Sabatinas

As sabatinas de Flávio Dino (indicado ao STF) e Paulo Gonet (indicado à Procuradoria-Geral da República) na CCJ estão previstas para as 9h desta quarta. Os indicados deverão responder a perguntas feitas pelos senadores, com direito a réplica e tréplica.

Após a realização das sabatinas, os parlamentares da CCJ votarão os pareceres elaborados pelos relatores. Tanto Weverton (PDT-MA) quanto Jaques Wagner (PT-BA), relatores das indicações de Dino e Gonet, respectivamente, divulgaram pareceres favoráveis às nomeações.

Para que os nomes sejam aprovados na CCJ, são necessários os votos da maioria do colegiado. O número dependerá da quantidade de membros presentes na sessão.

Após a votação na CCJ, as indicações seguirão para o plenário do Senado, onde serão avaliadas pelos 81 senadores. Os indicados precisam receber ao menos 41 votos favoráveis para que as nomeações possam ser oficializadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?