metropoles.com

STF intima Bolsonaro e Mario Frias a explicarem crise na cultura

Ministro do Turismo, Gilson Machado, e presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, também terão de prestar esclarecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mario Frias participa de cerimônia em comemoração ao dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no salão nobre do Palácio do Planalto 3
1 de 1 Mario Frias participa de cerimônia em comemoração ao dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no salão nobre do Palácio do Planalto 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (17/12), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) preste esclarecimentos sobre “atos e omissões ocorridos no bojo das políticas públicas de mecenato, da Secretaria Especial de Cultura e da Fundação Palmares”.

A determinação atende a um pedido realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no início de dezembro. A entidade que congrega os advogados brasileiros aponta diversos problemas na Lei Rouanet e em várias áreas da cultura.

Além de Bolsonaro, também devem enviar informações ao STF o ministro do Turismo, Gilson Machado; o secretário especial de Cultura do Ministério do Turismo, Mario Frias; e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo.

De acordo com o pedido da OAB, o governo federal tem praticado “ações e omissões” de desmonte aos projetos culturais realizados no país. Segundo o texto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a gestão do Executivo sobre políticas culturais tem tomado “ora a forma de flagrante censura, ora de práticas dirigistas”.

“Os atos e omissões vergastados dizem respeito ao esvaziamento da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura; à concessão de poderes extraordinários ao secretário nacional de Cultura; à edição de portarias que a um só tempo limitam o número de projetos a serem aprovados no bojo da Lei Rouanet, e priorizam determinadas áreas artísticas”, consta no texto.

Além disso, a OAB acusa o governo Bolsonaro de descumprir prazos legais, permitir atos ilegais na Fundação Palmares e realizar atos “análogos à censura”. A organização pede que o governo federal divulgue informações em um prazo de 5 dias.

No pedido, além de cobrar explicações do governo, a OAB pede que a Secretaria Especial de Cultura analise todos os projetos protocolados na pasta e que têm prazo vencido para avaliação do secretário. A organização também solicita que o fluxo de análises dos projetos seja normalizado em 2022.

3 imagens
Mario Frias e Sérgio Camargo
Mario Frias participa de cerimônia em comemoração ao dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no Salão Nobre do Palácio do Planalto
1 de 3

Mario Frias e o Presidente Bolsonaro participam de cerimônia em comemoração ao dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no Salão Nobre do Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Mario Frias e Sérgio Camargo

Reprodução/Twitter
3 de 3

Mario Frias participa de cerimônia em comemoração ao dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no Salão Nobre do Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles

“Extrema gravidade”

Segundo Fachin, as alegações levantadas pela OAB são de “extrema gravidade”. O magistrado pontuou que violações aos direitos fundamentais de cultura merecem atenção da Corte.

“Os relatos trazidos à colação, ao referirem atos e omissões ocorridos no bojo das políticas públicas de mecenato, da Secretaria Especial de Cultura e da Fundação Palmares expõem uma série de litígios que transcendem as esferas individuais dos cidadãos, e guardam relação com o modo como opera a institucionalidade do Estado”, ressaltou Fachin.

Leia o despacho na íntegra:

Despacho Edson Fachin Lei Rouanet by Rebeca Borges on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?