Governo Bolsonaro sobre 7/9: “Independência exige esforço contínuo”
Nas redes sociais, Secretaria de Comunicação Social disse que a população deve lutar por “liberdade, soberania e independência”
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República fez uma publicação nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (7/9), em comemoração ao Bicentenário da Independência. No post, a Secom disse que a independência de um país “exige esforço contínuo” para ser “conquistada e preservada em cada geração”.
“A Independência de uma nação não se completa em um momento único da história, de forma que estaria garantida para sempre. Ela exige o esforço contínuo de ser conquistada e preservada em cada geração”, escreveu o governo nas redes sociais.
Segundo o órgão de comunicação oficial do governo, “assim como a espada de um príncipe se desgasta e demanda nova forja, os valores de uma nação também requerem cuidados para se manterem rijos”.
“Recordamos, portanto, neste Bicentenário da Independência do Brasil, a nossa responsabilidade de assegurar à posteridade a Liberdade, a Soberania e a Independência que nos foram conquistadas e transmitidas pelos nossos antepassados. É nosso dever, e nossa honra”, diz a postagem.
Acompanhe o desfile ao vivo:
Bolsonaro no 7 de Setembro
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vinha exaltando o 7 de Setembro – data em que o mandatário do país medirá forças frente à proximidade com as eleições. Ao longo das agendas de campanha, ele convocou apoiadores a comparecerem ao que chamou de “atos em defesa da liberdade”, em Brasília (DF) e em Copacabana (RJ).
O presidente chegou à Esplanada dos Ministérios por volta de 8h40, acompanhado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Após descer do comboio presidencial, no início da avenida, o chefe do Executivo subiu no Rolls-Royce, o carro oficial da Presidência da República, até o palanque.
Michelle Bolsonaro em desfile: “A nossa bandeira jamais será vermelha”
Antes do desfile, Bolsonaro reuniu ministros para um café da manhã no Palácio da Alvorada, onde também participou do hasteamento da bandeira nacional. Em entrevista à EBC, Bolsonaro disse que sua chegada ao poder, em 2019, “ressurgiu o patriotismo no Brasil” e fez propagandas de ações do governo, como a redução dos impostos sobre a gasolina e o Pix, do Banco Central.
O Bicentenário da Independência presidencial
Após o desfile na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro deve participar de um ato político na frente do Congresso Nacional.
Após a programação na capital federal, o presidente desembarca em no Rio de Janeiro por volta das 13h, onde comparecerá em uma motociata no bairro de Copacabana. Às 15h, na orla da praia, ele deve fazer novo discurso, desta vez mais longo e com cunho mais eleitoral.
O mandatário tem sido orientado a não criar uma nova crise entre Poderes durante sua fala, como ocorreu no ano passado. No 7 de Setembro de 2021, o chefe do Executivo federal disse que não mais cumpriria decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).