Bolsonaro chega ao desfile do 7 de Setembro no Rolls-Royce
Presidente estava na companhia da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de crianças. Não há previsão de discurso durante a solenidade
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), chegou à Esplanada dos Ministérios por volta de 8h40 desta quarta-feira (7/9), acompanhado pela primeira-dama, Michelle. Após descer do comboio presidencial, no início da avenida, o chefe do Executivo subiu no Rolls-Royce, o carro oficial da Presidência da República, até o palanque. As demais autoridades, como o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), já estavam no local.
Antes de chegar ao púlpito, Bolsonaro fez uma parada para cumprimentar apoiadores. Rodeado por seguranças, o presidente acenou para os manifestantes.
Na sequência, haverá execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. Estudantes de escolas públicas e colégios militares deverão desfilar. Até a terça-feira (6/9), não havia previsão de discurso do presidente durante o evento oficial. No entanto, ele deve falar a apoiadores após a solenidade.
Acompanhe ao vivo:
Antes do desfile, Bolsonaro reuniu ministros para um café da manhã no Palácio da Alvorada, onde também participou do hasteamento da bandeira nacional. Em entrevista à EBC, Bolsonaro disse que sua chegada ao poder, em 2019, “ressurgiu o patriotismo no Brasil” e fez propagandas de ações do governo, como a redução dos impostos sobre a gasolina e o Pix.
Autoridades presentes
Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiram não comparecer ao desfile cívico-militar em Brasília. Está presente o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Além de ministros de Estado e aliados políticos, estavam presentes ainda chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Veja a lista:
- o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa;
- o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves;
- o presidente da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embaló;
- o secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e
- o ministro de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela.
Às margens do desfile
Ao fim do desfile oficial, por volta das 11h30, ele deve participar de um ato político em frente ao Congresso Nacional.
À tarde, Bolsonaro participará de ato político no Rio. O presidente desembarca em Copacabana por volta das 13h, onde marcará presença em uma motociata. Às 15h, na orla da praia, ele deve fazer um novo discurso, dessa vez com cunho mais eleitoral.