metropoles.com

Pacheco: CPI para apurar atos golpistas deve colher novas assinaturas

Rodrigo Pacheco explicou que pedido de abertura de CPI protocolado por Soraya Thronicke na legislatura anterior perdeu validade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do Senado Rodrigo Pacheco chega na cerimônia de posse da ministra Rosa Weber a Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça 19
1 de 1 Presidente do Senado Rodrigo Pacheco chega na cerimônia de posse da ministra Rosa Weber a Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça 19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta terça-feira (28/2), que o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar atos golpistas de 8 de janeiro deverá colher novas assinaturas para ser analisado.

Na segunda-feira (27/2), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Pacheco explicasse, em dez dias, a razão pela qual a CPI não foi instalada. O pedido de abertura da comissão foi protocolado no fim de janeiro pela senadora Soraya Thronicke (União-MS).

Nesta terça, Pacheco explicou que o documento protocolado por Soraya foi apresentado na última legislatura, encerrada em janeiro deste ano, e, portanto, perdeu a validade. A senadora havia recolhido 27 assinaturas.

O documento conta com a ratificação de parlamentares que não foram reeleitos e não compõem a 57ª legislatura, iniciada em fevereiro deste ano. Para que o pedido seja analisado, é necessário colher novas assinaturas, informou Pacheco.

“A CPI foi requerida na legislatura passada com as assinaturas determinadas, agora nós naturalmente precisamos consultar aqueles senadores que assinaram a CPI sobre a manutenção e a ratificação dessas assinaturas, já que houve uma mudança de legislatura. Então, havendo essa ratificação, será feita a leitura do requerimento. Não há nenhum tipo de demora por parte da presidência do Senado”, disse o presidente.

De acordo com Pacheco, a abertura da CPI será discutida em reunião de líderes na tarde desta terça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?