metropoles.com

Ministério da Economia funde agências do INSS em seis estados

Agora, os pontos de atendimento passarão a funcionar de maneira conjunta com as Agências Regionais do Trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
inss-previdencia
1 de 1 inss-previdencia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Economia fundiu agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com as Agências Regionais do Trabalho (ART) — ligadas à Secretaria do Trabalho. As mudanças ocorrem em caráter experimental em seis estados.

A união ocorreu com a autorização do secretário-especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Agora, 13 agências em Goiás, Minas Gerias, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul passarão a operar de forma conjunta.

Para execução do projeto piloto, o INSS e a Secretaria do Trabalho formalizarão um termo de ajuste e um plano de trabalho específico para disciplinar o funcionamento conjunto das unidades em até 45 dias.

O governo determinará o cronograma, o quantitativo de servidores, os procedimentos e demais trâmites de movimentação de materiais e bens. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21/11/2019).

Marinho determinou que as despesas comuns decorrentes da utilização de edifícios próprios e alugados sob gestão do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho serão rateadas proporcionalmente.

Reprodução/DOU

O INSS disponibiliza em suas agências serviços como perícia médica, consultas e requerimentos a benefícios como aposentadoria e auxílio doença, extratos de declaração de imposto de renda, entre outros.

As Agências Regionais do Trabalho são unidades de atendimento nos estados responsáveis pela execução, supervisão e monitoramento de ações relacionadas a políticas públicas de Trabalho e Emprego.

Além do fomento ao trabalho, emprego e renda, execução do Sistema Público de Emprego, fiscalização do trabalho, mediação e arbitragem em negociação coletiva, um dos principais objetivos é a orientação e apoio ao cidadão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?