metropoles.com

Michel Temer diz que ligação após 7 de setembro partiu de Bolsonaro

Em entrevista ao programa Roda Viva, ex-presidente desmentiu a versão contada por Bolsonaro de que a ligação teria partido do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Temer e Bolsonaro
1 de 1 Temer e Bolsonaro - Foto: null

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse, na segunda-feira (27/9), que o contato com Jair Bolsonaro (sem partido) após as manifestações de 7 de Setembro foi iniciativa do próprio mandatário do país.

Em entrevista ao programa Roda Viva, Temer desmentiu a versão contada por Bolsonaro à revista Veja, na última semana, de que a ligação teria partido do ex-presidente.

Michel Temer afirmou que Bolsonaro pediu sua opinião sobre os discursos realizados durante os atos de 7 de Setembro. Na ocasião, o titular do Executivo federal criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes.

Temer explica que, na semana que antecedeu os atos do Dia da Independência, diversas pessoas o procuraram para conversar sobre as manifestações e sobre o comportamento de Bolsonaro.

“Quando foi na sexta-feira que antecedeu o 7 de Setembro, muitas pessoas me ligaram, alguns graduados até, me dizendo: você é ex-presidente da República, você sempre tem uma palavra certa à moderação. Alguns disseram: talvez o presidente Bolsonaro pode ouvi-lo, você deveria fazer alguma coisa. Mas eu confesso: o que é que eu poderia fazer a partir daquela sexta-feira? Absolutamente nada. Veja como roda o universo. Quando chega no dia 8, às 20h, eu fixei esse horário, o presidente me ligou”, disse.

O ex-presidente disse que não falava com Bolsonaro há cerca de nove meses. Segundo Temer, o mandatário pediu sua opinião sobre os atos e disse que “exagerou” nos discursos proferidos durante as manifestações.

“Ele me disse: presidente, o que achou do movimento de ontem? Até tomei a liberdade de dizer: é para falar com cerimônia ou sem cerimônia? Ele disse: sem cerimônia. Eu disse: acho que o senhor levou muita gente para as ruas, agora, o seu discurso, presidente, não combinou com aquele momento”, contou ao Roda Viva.

Temer continuou: “Não cabe na voz de um presidente da República dizer o que foi dito a respeito de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Nem sei se caberia em uma conversa entre três, quatro pessoas. Imagine em uma multidão. Ele me disse: acho que eu exagerei um pouco, aquele momento muito caloroso, aquela multidão na rua”.

3 imagens
Michel Temer aguarda Bolsonaro no alto da rampa do Palácio do Planalto no dia da posse
Convidado a chefiar missão no Líbano, Temer não pode deixar Brasil sem autorização judicial
1 de 3

Jair Bolsonaro e Michel Temer em evento

Alan Santos/PR
2 de 3

Michel Temer aguarda Bolsonaro no alto da rampa do Palácio do Planalto no dia da posse

Michael Melo/Metrópoles
3 de 3

Convidado a chefiar missão no Líbano, Temer não pode deixar Brasil sem autorização judicial

Daniel Ferreira/Metrópoles
“Carta à Nação”

De acordo com o ex-presidente, Bolsonaro pediu que ele conversasse com o ministro Alexandre de Moraes, amigo pessoal de Temer, e pediu um momento de “tranquilidade”. Dias após a manifestação, Michel Temer encontrou Bolsonaro pessoalmente.

Juntos, eles redigiram uma “carta à Nação”. No texto, o chefe do Executivo disse que às vezes fala “no calor do momento” e que nunca teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

“Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”, diz o texto assinado por Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?