metropoles.com

Metrópoles recebe troféu do Prêmio IREE de Jornalismo 2021

O portal de notícias levou Menção Honrosa na categoria Economia pela reportagem Maceió está Afundando, de Raphael Veleda e Igo Estrela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prêmio IREE de Jornalismo 2021 1
1 de 1 Prêmio IREE de Jornalismo 2021 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Metrópoles recebeu, na noite dessa quarta-feira (8/12), troféu por Menção Honrosa no Prêmio IREE de Jornalismo 2021. A reportagem Maceió está Afundando, de Raphael Veleda e Igo Estrela, foi eleita entre as homenageadas da noite na categoria Economia. Trabalhos do Estado de S. Paulo e do Uol também foram contemplados.

A reportagem premiada conta a história do afundamento de Maceió (AL). O movimento do solo condenou bairros inteiros e segue provocando a remoção emergencial de milhares de famílias, num êxodo urbano que está abalando todo o mercado imobiliário local – e a vida da cidade.

5 imagens
A premiação ocorreu na noite dessa quarta-feira (08/12)
A diretora-executiva do Metrópoles, Lílian Tahan, integrou a comissão julgadora da premiação
Lílian Tahan, Raphael Veleda e Renato Andrade
Os vencedores foram anunciados na terça-feira (30/11), por meio dos canais digitais da instituição
1 de 5

Raphael Veleda subiu ao palco da premiação para receber o troféu

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 5

A premiação ocorreu na noite dessa quarta-feira (08/12)

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 5

A diretora-executiva do Metrópoles, Lílian Tahan, integrou a comissão julgadora da premiação

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 5

Lílian Tahan, Raphael Veleda e Renato Andrade

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 5

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (30/11), por meio dos canais digitais da instituição

Fábio Vieira/Metrópoles

Em São Paulo para a cerimônia, Raphael Veleda recebeu o troféu entregue por Renato Andrade, diretor do jornal O Globo na capital paulista.

“Para mim, é uma honra estar aqui hoje e contar histórias. São bairros tradicionais, pessoas que moram ali há décadas e, de repente, viram tudo mudar. Ainda que você receba uma indenização da empresa, que é incerta, você perdeu seus vizinhos, sua rotina, a sua igreja”, disse Veleda.

2ª edição

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (30/11), por meio dos canais digitais da instituição. O prêmio está na segunda edição e é oferecido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), uma organização independente voltada à promoção do debate democrático para o aperfeiçoamento da interação dos setores público e privado.

A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, entregou o troféu à vencedora da categoria Política, conferido à série de podcasts Uol investiga: A vida secreta de Jair, de Juliana Dal Piva. Lilian integrou a comissão julgadora da premiação, ao lado de Daniela Lima, Guilherme Evelin, Raul Juste Lores e Renato Andrade.

“Todos nós que estamos aqui fomos impactados, não só nós, mas a população brasileira conheceu um pouco mais sobre o perfil do presidente Bolsonaro a partir de um relato muito bem feito, muito bem apurado e aprofundado”, declarou no discurso.

Breno Pires, de O Estado de S. Paulo, foi o vencedor da edição. Ele é autor de 20 reportagens sobre o orçamento secreto do governo federal. Já o prêmio de Economia e Negócios foi para as jornalistas Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló, também de O Estado de S. Paulo, autoras da reportagem A casa dos brasileiros. O trabalho Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos, de Bruna Barbosa Pereira, que escreveu a reportagem para o Uol em Cuiabá, também recebeu menção honrosa.

Maceió está Afundando

O Metrópoles passou uma semana em Maceió conversando com as comunidades atingidas, somando as consequências da tragédia e ouvindo especialistas para entender como isso tudo poderia ter sido evitado.

A reportagem multimídia conta com infográficos interativos, um documentário e imagens chocantes da tragédia. A inspiração do visual do material veio do álbum Unknown Pleasures, da banda Joy Division. A equipe de arte do Metrópoles, composta por Gui Prímola, Marcos Garcia e Tauã Medeiros, inverteu a capa do CD para dar a sensação de afundamento.

Para a trilha sonora do documentário, Gabriel Foster misturou o rock do grupo inglês com o coco de roda. A música tradicional alagoana era a trilha sonora dos bairros atingidos.

Allan Rabelo, Daniel Mendes e Saulo Marques desenvolveram os códigos para colocar o especial no ar. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Lourenço Flores, Daniel Ferreira e Michael Melo editaram o material. Juliana El Afioni fez a revisão gramatical do texto.

Veículo premiado

Desde a inauguração, em setembro de 2015, o Metrópoles venceu 141 troféus e certificados; 29 são internacionais. A equipe já levou 14 medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, ganhou nove categorias do Prêmio Policiais Federais, e também conquistou seis CNTs e cinco Ñhs.

Em 2020, o Metrópoles se tornou o veículo de comunicação brasileiro mais premiado do ano. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal com sede em Brasília está na primeira posição, seguido por Rede Globo e Folha de S. Paulo. É a primeira vez que uma publicação de fora do eixo Rio-São Paulo lidera a lista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?