metropoles.com

Metrópoles ganha Menção Honrosa no Prêmio IREE de Jornalismo 2021

A reportagem Maceió está Afundando concorria na categoria Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida mostra homem de pé diante de casa abandonada por família em Maceió após terreno afundar por conta de mineração - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra homem de pé diante de casa abandonada por família em Maceió após terreno afundar por conta de mineração - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Metrópoles conquistou troféu no Prêmio IREE de Jornalismo 2021. A reportagem Maceió está Afundando ganhou Menção Honrosa na categoria Economia. Trabalhos do Estado de S. Paulo e do Uol também foram contemplados.

Os vencedores foram anunciado na terça-feira (30/11), por meio dos canais digitais da instituição. O prêmio está na segunda edição e é oferecido pelo IREE, uma organização independente voltada à promoção do debate democrático para o aperfeiçoamento da interação dos setores público e privado.

O júri que avaliou os trabalhos é composto por Daniela Lima, apresentadora do CNN; Guilherme Evelin, coordenador da edição impressa do jornal O Estado de S. Paulo; Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles; Raul Juste Lores, comentarista da CBN; e Renato Andrade, chefe de sucursal de O Globo.

A reportagem de Raphael Veleda com imagens de Igo Estrela conta a história do afundamento de Maceió (AL). O movimento do solo condenou bairros inteiros e segue provocando a remoção emergencial de milhares de famílias, num êxodo urbano que está abalando todo o mercado imobiliário local – e a vida da cidade.

De acordo com estudos do Serviço Geológico Brasileiro, o solo cedeu depois do colapso de cavernas subterrâneas de sal-gema que a petroquímica Braskem explorava no subsolo da área urbana da capital de Alagoas.

A empresa, que tem sociedade com a Odebrecht e a Petrobras, não admite oficialmente ter causado o problema, mas já concordou, na Justiça, em pagar mais de R$ 12 bilhões para indenização de moradores e comerciantes, realocação de escolas e hospitais e financiamento de ações que minimizem o drama causado pelo afundamento de bairros inteiros.

4 imagens
Desastre da Braskem em Maceió (AL)
Até vizinhos das áreas de afundamento sofrem com medidas tomadas por seguradoras
Cerca de 55 mil pessoas foram atingidas por decisão
1 de 4

Bairros de Maceió estão afundando devido à mineração de sal-gema

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Desastre da Braskem em Maceió (AL)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Até vizinhos das áreas de afundamento sofrem com medidas tomadas por seguradoras

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Cerca de 55 mil pessoas foram atingidas por decisão

Igo Estrela/Metrópoles

Entre os milhares de atingidos, no entanto, há enorme insatisfação com as soluções propostas pela empresa, e os mais resistentes se recusam a deixar áreas que se tornaram cenário de guerra, com construções semidestruídas, ruas vazias e o crescimento acelerado da população de gatos de rua – e de mosquitos.

O Metrópoles passou uma semana em Maceió conversando com as comunidades atingidas, somando as consequências da tragédia e ouvindo especialistas para entender como isso tudo poderia ter sido evitado.

A reportagem multimídia conta com infográficos interativos, um documentário e imagens chocantes da tragédia. A inspiração do visual do material veio do álbum Unknown Pleasures, da banda Joy Division. A equipe de arte do Metrópoles, composta por Gui Prímola, Marcos Garcia e Tauã Medeiros, inverteu a capa do CD para dar a sensação de afundamento.

Para a trilha sonora do documentário, Gabriel Foster misturou o rock do grupo inglês com o coco de roda. A música tradicional alagoana era a trilha sonora dos bairros atingidos.

Allan Rabelo, Daniel Mendes e Saulo Marques desenvolveram os códigos para colocar o especial no ar. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Lourenço Flores, Daniel Ferreira e Michael Melo editaram o material. Juliana El Afioni fez a revisão gramatical do texto.

Veículo premiado

Desde a inauguração, em setembro de 2015, o Metrópoles venceu 137 troféus e certificados; 29 são internacionais. A equipe já levou 14 medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, ganhou nove categorias do Prêmio Policiais Federais, e também conquistou seis CNTs e cinco Ñhs.

Em 2020, o Metrópoles se tornou o veículo de comunicação brasileiro mais premiado do ano. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal com sede em Brasília está na primeira posição, seguido por Rede Globo e Folha de S. Paulo. É a primeira vez que uma publicação de fora do eixo Rio-São Paulo lidera a pesquisa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?