metropoles.com

GO: Saúde monitora caso de hepatite de causa desconhecida em criança

Paciente é uma menina de 2 anos. Segundo a pasta, ela está internada na capital e tem estado de saúde regular e passa bem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images
Ilustração do corpo humano com figado em evidencia - Metrópoles
1 de 1 Ilustração do corpo humano com figado em evidencia - Metrópoles - Foto: SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images

Goiânia – A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou nesta quinta-feira (19/5) que monitora um caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida em uma menina de 2 anos, moradora de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana. A paciente está internada em Goiânia.

Segundo a pasta, a notificação do caso foi feita no último sábado (14/5). A menina segue internada e tem estado de saúde regular. O caso é semelhante aos registrados em todo o mundo.

Ainda de acordo com a SES-GO, existem três classificações para este tipo de hepatite: suspeito, provável ou descartado. Somente exames laboratoriais podem confirmar a classificação da doença. Se o caso da criança for considerado provável, a superintendente de vigilância em Saúde da pasta, Flúvia Amorim, explicou que será preciso aguardar mais exames para saber qual agente causou a doença.

“Primeiro se descarta a causa, como viral ou bacteriana. Se todos [exames] forem negativo, vamos tentar identificar qual é o agente causador da infecção por meio de exames mais complexos”, disse Amorim ao portal G1.

Casos no mundo

Mais uma doença vem acendendo o alerta em pais e mães de todo o Brasil: o surto da “hepatite misteriosa”. A condição carrega esse nome por conta de sua origem desconhecida e pode trazer sérias consequências como o transplante de fígado.
A doença afeta crianças e já foi registrada em cerca de 20 países como o Reino Unido — onde está a maioria dos casos —, Espanha, Estados Unidos, França, Noruega e Argentina. O Brasil também já possui casos notificados sob investigação.

A hepatite misteriosa também está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, já existe uma certeza: não existe causa entre a doença e a vacinação infantil contra a Covid-19.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?