metropoles.com

Brasil investiga 16 casos de hepatite aguda em crianças de 6 estados

Causa da doença que atinge o fígado de crianças segue em investigação em mais de 20 países. São Paulo é o estado com mais casos

atualizado

Compartilhar notícia

SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images
Ilustração do corpo humano com figado em evidencia - Metrópoles
1 de 1 Ilustração do corpo humano com figado em evidencia - Metrópoles - Foto: SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images

O Ministério da Saúde monitora 16 casos de hepatite aguda grave em crianças de seis estados brasileiros. A pasta investiga se eles têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge mais de 230 crianças de todo o mundo.

São Paulo é o estado com o maior número de casos em investigação, com seis registros até a noite dessa segunda-feira (10/5). Na sequência aparecem o Rio de Janeiro (5), Paraná (2), Espírito Santo (1), Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

A orientação é de que os profissionais da saúde notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito para investigação.

0

“Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como casos suspeitos da doença”, informou o ministério em nota.

Autoridades de todo o mundo tentam descobrir as causas da doença que provoca sintomas como febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia – coloração amarelada dos olhos – em crianças com idade entre 6 meses e 16 anos em mais de 20 países, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?