metropoles.com

Flávio Dino: “Sei distinguir o papel de um juiz e de um político”

Oposição alega que atuação de Dino no Executivo e no Legislativo pode interferir em sua trajetória no STF. Ministro visitou gabinetes

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto / Metrópoles
oposição foto colorida do ministro Flávio Dino com semblante sério internet - Metrópoles
1 de 1 oposição foto colorida do ministro Flávio Dino com semblante sério internet - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, nesta terça-feira (12/12), que “sabe distinguir o papel de um juiz e de um político”. A declaração foi feita após uma série de visitas a gabientes em busca de votos para a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Flávio Dino afirmou estar “satisfeito” com a abertura dos parlamentares durante as reuniões que tem feito no Congresso. Segundo o ministro, a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para as 9h de quarta-feira (13/12), será uma oportunidade para “esclarecer certos pontos”.

Se aprovado pela comissão, o que é a expectativa, Dino terá a indicação ao Supremo votada pelo plenário do Senado, também nesta quarta.

Em conversa com jornalistas no Senado, Dino afirmou que sabe separar a atuação no Judiciário e no campo político.

O tema tem sido alvo de críticas da oposição. O grupo critica o fato de Dino já ter atuado como parlamentar, governador do Maranhão e ministro da Justiça, afirmando que a experiência política pode interferir em sua atuação no STF. Além de atuar no Legislativo e no Executivo, Dino também foi juiz federal.

“Quero destacar uma questão. Pela experiência pretérita, sei distinguir muito bem o que é o papel d eum juiz e o de um político. Tenho essa distinção”, defendeu-se Dino, em coletiva de imprensa nesta terça.

3 imagens
Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
1 de 3

Ex-governador do Maranhão e ministro da Justiça, Flávio Dino

Hugo Barreto / Metrópoles
2 de 3

Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023

Hugo Barreto / Metrópoles
3 de 3

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Hugo Barreto / Metrópoles

Dino visitou nesta terça as duas maiores bancadas do Senado: o PSD, que tem 15 parlamentares, e o MDB, que tem 11 senadores. As visitas devem se estender até a noite.

“Não consegui alcançar todos ainda, algumas circunstâncias dificultaram esse diálogo. Hoje não tenho horário para concluir, mas afirmo que 90% dos senadores de algum modo, por telefone, terão sido alcançados. Eles me conhecem bastante, então não é uma apresentação que tenho feito. Por ter sido senador e governador eu tenho um patrimônio de decisões públicas bastante conhecidas”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?