metropoles.com

Maia afirma que Câmara pode votar reforma tributária até março

Pauta econômica é debatida na Câmara e no Senado. No geral, textos tratam de simplificar a cobrança de tributos, com unificação de impostos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste sábado (16/11/2019) que a reforma tributária poderá ser votada pelo plenário da Casa até março do ano que vem.

A declaração foi feita a jornalistas, em Nova York, onde Maia recebeu o Prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público.

“A nossa intenção é trabalhar esses dois meses [novembro e dezembro], ter o texto pronto até o final do ano e, assim que o Congresso for reaberto, que a gente possa votar na comissão, e até março no plenário”, declarou.

A pauta econômica é debatida na Câmara e no Senado. As propostas analisadas pelas duas Casas, no entanto, são diferentes. No geral, os dois textos tratam de simplificar a cobrança de tributos via a unificação de vários impostos.

Na Câmara, o relator da reforma tributária é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O texto foi proposto pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e pelo economista Bernard Appy.

No Senado, a pauta é de relatoria de Roberto Rocha (PSDB-MA). A proposta foi apresentada por um grupo de senadores, que utilizou o texto do então deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). A pauta chegou a ser aprovada em comissão especial da Câmara, mas não chegou a ser analisada pelo plenário da Casa.

Para Maia, o fato de existirem duas propostas tramitando simultaneamente no Congresso Nacional, facilita o avanço da pauta no cronograma estabelecido.

“Há um comprometimento maior, maior responsabilidade dos parlamentares no texto que foi criado pela Casa, isso facilita a tramitação”, disse.

“O deputado Baleia junto com o Appy e a equipe econômica vão começar, junto com os senadores, principalmente o Roberto, vão começar a dialogar e tentar construir um texto que resolva esse problema que ainda existe no setor de serviços, por causa da alíquota do novo imposto de bens e serviços”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?