metropoles.com

Wellington Dias fica (pelo menos até o fim de semana)

Ministro do Desenvolvimento Social se segura enquanto Centrão tenta tomar pasta; PP de olho na Agricultura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro Wellington Dias com a mão no rosto durante coletiva de apresentação à imprensa os detalhes da reformulação do Bolsa Família 2023 - Metrópoles
1 de 1 Ministro Wellington Dias com a mão no rosto durante coletiva de apresentação à imprensa os detalhes da reformulação do Bolsa Família 2023 - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A conversa entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, na tarde de segunda-feira (28/08), não rendeu uma definição de qual pasta o deputado André Fufuca (PP-MA) vai despachar. O Progressistas quer um ministério de grande orçamento e insiste no Desenvolvimento Social, de Wellington Dias.

O petista resiste no cargo. Ontem participou de reunião do diretório do PT em São Paulo e tem compromissos como ministro até quinta-feira (31/08), quando viaja ao Piauí, seu Estado, para lançar o PAC e o programa Brasil Sem Fome.

O programa de alimentos, aliás, é o grande trunfo de Dias para se segurar no cargo. O ministro diz que o governo Lula 3 vai “erradicar a fome no país”. Em vídeo divulgado há duas semanas, disse que vai continuar avançando com o trabalho que Lula o designou. 

Assista:

 

A minirreforma já foi anunciada diversas vezes e a falta de definição irrita o Centrão. Ontem, o Republicanos fez chegar um recado ao presidente Lula (PT) de que os caciques do partido estão irritados com a demora. Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) vai para Portos e Aeroportos, de Márcio França. O Progressistas já quis a Saúde, depois Desenvolvimento Social, agora Agricultura. 

De certo é que se o Desenvolvimento Social for entregue ao Centrão, o Bolsa Família vai mudar de casa. As duas principais possibilidades são: Casa Civil, do petista Rui Costa, ou o ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de Esther Dweck. Por se tratar de uma lei, o Bolsa Família teria que levar consigo outros 33 programas e passar pelo Congresso Nacional. Dependeria de Lira.

Segundo petistas, também há a questão de onde colocar Wellington Dias. Apesar de ter sido eleito senador, a ideia é que o petista não retorne ao Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?