Voto de Nunes Marques já está pronto; chance de pedido de vista é mínima
Julgamento que pode definir inelegibilidade de Bolsonaro deve terminar ao final deste mês
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Kassio Nunes Marques já finalizou a elaboração de seu voto no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Neto (PL). Por isso, a chance de pedido de vista para mais tempo de análise é considerada mínima.
A tendência é que o magistrado vote pela absolvição dos derrotados na eleição presidencial de 2022. A chapa é acusada de ataques à urna eletrônica e ao processo eleitoral durante reunião com embaixadores estrangeiros em 2022.
Nunes Marques é o penúltimo a votar no julgamento, já que a ordem de votação é pela estrutura do TSE. Dessa forma, votam:
- Ministro do STJ: Benedito Gonçalves, relator do caso;
- Ministro do STJ: Raul Araújo;
- Ministros do júri: Floriano Marques e André Ramos Tavares;
- Ministros do STF: Cármen Lúcia e Nunes Marques;
- Presidente do TSE: Alexandre de Moraes.
Alas do PL consideram a derrota inevitável. Apostam que o placar chegue em Nunes Marques já decidido. O ministro pode pedir vista a qualquer momento, mas é de praxe que os magistrados aguardem sua hora de votar para pedir mais tempo de análise.
O TSE reservou três sessões ordinárias para a análise do processo, além da sessão de quinta-feira (22/6), o julgamento poderá prosseguir nas sessões seguintes de terça e quinta-feira (27 e 29/6).