Vídeo: líder yanomami denunciou mortes por desnutrição entre crianças
Em julho de 2022, numa comissão da Câmara, Ênio Mayanawa Yanomami disse: “nossos filhos estão morrendo por verme, malária e desnutrição”
atualizado
Compartilhar notícia
Pelos relatos de líderes indígenas e várias denúncias, o governo de Jair Bolsonaro poderia ter adotado medidas para impedir, ou minimizar, o drama que atingiu os yanomamis em Roraima.
Em julho do ano passado, o jovem líder dessa etnia Ênio Mayanawa Yanonami relatou as mortes de crianças indígenas por malária e desnutrição. Foi numa audiência pública na Câmara, em 14 de julho, numa comissão especial que tratou dos problemas vividos por esses indígenas.
“Os nossos filhos estão morrendo. Há vermes e malária. Por falta de simples medicamentos, o nosso sofrimento está aumentando cada vez mais. Hoje, nossos filhos estão morrendo, dentro do Distrito Yanomami, por causa dos vermes e da malária, mesmo havendo cura. Isso é um absurdo! Estamos morrendo devido à falta de remédios, por falta de medicamentos de malária, e também à desnutrição” – disse, como mostra o vídeo abaixo.
Essa comissão externa da Câmara para apurar os problemas enfrentados pelos yanomamis foi presidida pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).