Trégua entre Calheiros e Lira é consumada em reunião no Planalto
Lula reúne adversários políticos para discutir caso da mina da Braskem no mesmo dia da instalação de CPI
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) promove hoje (12/12) um raro encontro entre adversários políticos de Alagoas no Palácio do Planalto. De um lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do outro, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ministro dos Transportes, Renan Filho. A pauta: o colapso da mina da Braskem em Maceió.
A reunião ocorre no mesmo dia em que a CPI que investigará a petroquímica deve ser instalada no Senado. Em vitória de Renan Calheiros, a investigação deve inclusive atingir a Petrobras, segunda maior acionista da empresa.
Também estarão presentes na reunião o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); o prefeito de Maceió, JHC (PL); e os senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Fernando Farias (MDB-AL).
Como o blog antecipou, a trégua entre os adversários políticos foi um pedido pessoal de Lula, que prometeu apenas liberar dinheiro para Alagoas depois que Lira e Renan aceitassem sentar e conversar.
Na visão de Lula e de seus auxiliares, Maceió perde enquanto Calheiros e Lira disputam politicamente. O principal entrave é o acordo de indenização bilionário com a prefeitura, comandada por JHC, amigo de Lira. O clã Calheiros entende que o acordo deveria ter sido feito com o estado de Alagoas, com o apadrinhado político Paulo Dantas.
Renan deverá ter sua CPI instalada hoje. O colegiado terá Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Cid Gomes (PDT-CE) como relator.