Tragédia com os yanomamis aproxima bolsonaristas do governo Lula
Governador e senador de Roraima eleitos com apoio de Bolsonaro elogiam ações e fazem parcerias com o governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
As imagens dramáticas que revelaram as condições de saúde do povo yanomami aproximou autoridades bolsonaristas de Roraima ao governo Lula, que tem se empenhado na tentativa de reverter esse quadro.
Bolsonaro é apontado como o principal responsável pelo o que está ocorrendo com os indígenas e acusou Lula de montar uma “farsa da esquerda” sobre este assunto. O STF decidiu investigar o governo Bolsonaro por divulgação de dados falsos sobre os yanomamis.
Mas os políticos aliados do ex-presidente no estado, ao contrário, buscam apoio do governo federal. E participaram de reuniões com ministros em Brasília e elogiaram a ação da União.
“Quero agradecer a presteza com que vossas excelências nos atenderam aqui, em nome do governo de Roraima, do povo de Roraima, e realmente o nosso espírito é de realmente nos responsabilizarmos juntos as esferas federal, estadual e municipal, como preconiza o nosso maior patrimônio, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), que está incorporando aqui esse ministro muito competente, que nos dá todo apoio” – disse Hiran Gonçalves, após encontro.
Denarium elogiou a parceria com o governo federal, falou do entrosamento com as equipes dos ministério envolvido no ação em favor dos yanomamis.
“Iremos fazer um levantamento específico das comunidades indígenas e vamos pautar cada necessidade que tem em saneamento básico, educação e saúde dando prioridade para fazer o atendimento emergencial qualificado para os nossos povos indígenas. A parceria com o ministério da Saúde, que o responsável pela saúde indígena, precisa da parceria do governo do estado para fazer um atendimento amplo e melhor para as comunidades indígenas”- disse o governador.