metropoles.com

Telegram é bloqueado em rede interna do STF

Wi-Fi para visitantes da Corte não permite a conexão no aplicativo de mensagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
(Reprodução)
Mensagem de bloqueio do Telegram na rede interna do Supremo Tribunal Federal. É um texto em branco em fundo preto que informa a impossibilidade de conexão ao aplicativo
1 de 1 Mensagem de bloqueio do Telegram na rede interna do Supremo Tribunal Federal. É um texto em branco em fundo preto que informa a impossibilidade de conexão ao aplicativo - Foto: (Reprodução)

Quem tenta enviar uma mensagem no Telegram a partir do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, se depara com uma mensagem de bloqueio da rede. Ocorre que o Wi-Fi público da Corte, usado por visitantes, não permite a conexão.

O software usado pelo STF é o FortiGate, um dos firewalls mais modernos disponíveis no mercado. A versão mais simples do programa (geração 40F) custa R$ 6.300 e pode bloquear ou permitir o tráfego em sites considerados ou indicados como “suspeitos”.

Procurada, a assessoria do STF disse que todas as redes sociais são bloqueadas na rede pública. O blog testou e conseguiu o login no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Ontem (9/5), o Telegram enviou a todos os seus usuários uma mensagem dizendo que o PL 2630 “matará a internet no Brasil”. O texto fala que a democracia está sob ataque, e que caso o projeto seja aprovado, a plataforma pode deixar o país.

Ao blog, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), autor do PL 2630 no Senado, disse que a mensagem é só mais uma prova de que a “regulamentação é necessária e urgente”. Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do texto na Câmara, afirmou que o Telegram “abusa da sua estrutura de serviço de mensagem e difunde mentiras acerca do Parlamento brasileiro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?