Silvio Almeida une-se à campanha de Flávio Dino no STF
Atualização: Ministério procurou o blog e disse que a escolha no STF é prerrogativa do presidente da República
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ganhou um reforço de peso pela sua indicação ao Supremo Tribunal Federal. Trata-se de Silvio Almeida, colega de Esplanada dos Ministérios, dos Direitos Humanos.
O ministro é favorável a uma indicação feminina, mas já compreende que o presidente Lula (PT) não deve ceder à pressão, que além de ministros, como Anielle Franco (Igualdade Racial), tem reunido diversos setores da sociedade.
Almeida já esteve entre os nomes cotados para a vaga de Rosa Weber, que se aposenta ao final de setembro nas vésperas de seu 75º aniversário. Ele saiu da disputa antes mesmo da lista de cotados afunilar. Agora, três são os candidatos: Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União; Jorge Messias, advogado geral da União; e Flávio Dino.
Diante dessas opções, Silvio Almeida endossou o nome de Dino a auxiliares. Além de ser negro, Dino é alinhado às pautas progressistas e é totalmente “fiel” a Lula.
Lula também tem que fechar neste mês a indicação para o novo procurador geral da República no lugar de Augusto Aras. O nome também não deve ser feminino. Os favoritos são Antônio Carlos Bigonha e Paulo Gonet Branco.
Atualização 17 de setembro de 2023 – 17h25
A assessoria de Silvio Almeida procurou o blog e negou que o ministro esteja apoiando Dino ao Supremo Tribunal Federal. A equipe mandou uma nota, a qual é reproduzida na íntegra a seguir:
“A assessoria do ministro procurou a coluna e afirmou que em nenhum momento se pronunciou sobre o tema ou foi procurado pela reportagem e entende que a escolha de Ministro do STF é uma prerrogativa do Presidente da República.”