Silvio Almeida relembra “clima” entre Bolsonaro e criança
Episódio também citado por Janja; ministro participou do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ironizou nesta quinta-feira (18/5) a fala de Jair Bolsonaro (PL) no episódio em que o ex-presidente disse que “pintou um clima” com uma menina venezuelana de 15 anos. Deu a declaração em evento no Palácio do Planalto que celebra o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Almeida relembrou a fala de Jair Bolsonaro em um podcast em 14 de outubro de 2022. Na ocasião, o então presidente disse que estava em São Sebastião (DF) e abordou “menininhas arrumadas de 14 ou 15 anos” enquanto participava de uma motociata.
“Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, disse Bolsonaro naquele dia.
Relembre:
Ao criticar ditadura de Nicolás Maduro, Bolsonaro cita episódio com venezuelanas em Brasília.
“Olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, arrumadinhas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na tua casa?’ Entrei, tinha umas 15, 20 meninas. Todas venezuelanas”, relatou. pic.twitter.com/KR9ZvmkvYN
— Metrópoles (@Metropoles) October 15, 2022
Hoje, no Palácio do Planalto, Silvio Almeida disse que não quer viver no mundo em que o representante diga que pintou clima com adolescentes. “Quero, ainda, viver num mundo em que eu não tenha medo da maldade da pessoa adulta que é capaz de matar o sonho da inocência. Não quero viver em um mundo em que o representante diga que ‘pintou um clima’ com adolescentes”, afirmou.
Almeida ainda disse que a fala de Bolsonaro diminui a importância de se combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes.
A sentença de Bolsonaro também foi relembrada pela primeira-dama Janja da Silva. Ela publicou um vídeo em suas redes sociais em que diz que “não existe pintar um clima entre um adulto e uma criança”. Janja está em deslocamento ao Japão, onde Lula (PT) participa da cúpula do G7.
Assista:
Você sabia que hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes? Nesta data, que simboliza a luta pela dignidade e respeito aos nossos pequenos, deixo meu recado sobre a importância da conscientização. O Ministério dos Direitos… pic.twitter.com/vD2us8UgWl
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 18, 2023
Janja também enviou uma carta que foi lida no evento desta quinta. No texto, a primeira-dama diz que “a parceria entre a sociedade civil e o Estado na reconstrução e execução das políticas de proteção para crianças e adolescentes é o único clima que pode pintar.”