metropoles.com

Silveira faz as pazes com o agro e ganha apoio para continuar no cargo

Ministro de Minas e Energia quase caiu por pressão do Centrão, agora sinaliza cooperação em projetos do grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Alexandre Silveira
1 de 1 Alexandre Silveira - Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, balançou, balançou, mas não caiu. Muito o que justifica a permanência no cargo é as pazes que fez com o setor do boi do Congresso Nacional. O ministro tem defendido ativamente a agenda do setor da Agropecuária, que agora está apostando em projetos de biocombustível.

Nessa aproximação tardia, o MME lançou o programa Combustível do Futuro, que prevê uma série de políticas para a transição energética. Outra sinalização foi dada nos bastidores à Frente Parlamentar do Biodiesel, cujo presidente, Alceu Moreira (MDB-RS), propôs a criação do Plano Decenal para misturas do biodiesel no diesel fóssil. O deputado Pedro Lupion (PP-PR), atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também articula a pauta dos biocombustíveis. 

Esses dois projetos estão na Pauta Verde do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que deve ir à votação no Plenário em novembro.

Silveira quase caiu por não ter apoio dos setores representados no MME. Era visto como um estranho no ninho. O Centrão chegou a pedir sua cabeça a Lula (PT), mas o presidente da República o segurou.

O auge da fritura foi depois do apagão nacional de agosto. Na época, Silveira recebeu até mesmo fogo amigo de setores do governo.

Nas últimas semanas, o MME tem dado diversas sinalizações positivas ao setor da agropecuária, que tem a bancada mais numerosa da Câmara.

O esforço diante da pauta renovável também vem gerando reações positivas no setor dos biocombustíveis. O diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, diz que “Silveira tem dado sinalizações importantes em torno dessa pauta e encontrou apoio no Legislativo”.

“Há uma convergência expressiva para avancar na descarbonização” – Donizete Tokarski.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?