metropoles.com

Sem Putin, Lula será o centro das atenções na cúpula dos Brics

Presidente russo não pode pisar na África do Sul; grupo definirá critérios para a adesão de outros parceiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida presidente Lula no Palácio do Itamaraty - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente Lula no Palácio do Itamaraty - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20/08) para a África do Sul. O petista deve liderar e ser o centro das atrações da cúpula dos Brics, que nesta edição vai definir os critérios para a adesão de outros países no bloco econômico.

O russo Vladimir Putin não pode pisar na África do Sul. Ele recebeu uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra contra a Ucrânia. Por ser integrante do TPI, a África do Sul seria obrigada a prender Putin. No lugar dele, quem representará a Rússia será o decano das relações internacionais, Sergey Lavrov.

Lula e os outros líderes do Brics vão usar desta reunião para decidir quais critérios serão tomados para incluir novos países na equipe. Atualmente, o grupo é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Pelo menos 20 países já demonstraram interesse em entrar no Brics. Os vizinhos Venezuela e Argentina, por exemplo, já pediram formalmente a admissão. Mas outras nações estão mais adiantadas, com o suporte da China, como Egito e Irã.

Com Lula à frente, o grupo também deve conversar sobre a adoção de uma moeda única para o comércio entre si. A China de Xi Jinping, tenta fazer com que o dólar seja substituído pelo yuan. Uma das mais recentes manobras para reforçar a influência da moeda internacionalmente foi o acordo entre a Argentina, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco do Povo da China: parte da dívida dos hermanos foi paga com yuan. Quase US$ 2,7 bilhões.

A África do Sul tenta fazer com que esta cúpula do Brics tenha um peso geopoliticamente maior . O presidente Cyril Ramaphosa convidou 67 nações para participar, e destas, 34 já confirmaram presença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?