metropoles.com

Se não fosse pelo caso Marielle, Câmara libertaria Chiquinho Brazão

Centrão só manterá deputado preso pela gravidade do caso e por medo da reação popular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Câmara
Preso, Chiquinho Brazão fala à CCJ da Câmara dos Deputados
1 de 1 Preso, Chiquinho Brazão fala à CCJ da Câmara dos Deputados - Foto: Reprodução/TV Câmara

Há um debate acalorado entre alguns deputados de partidos de Centro na Câmara sobre a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ). O pedido de vista que levou para as próximas semanas a decisão sobre a soltura dele foi um dos recados que os deputados podiam dar naquele momento ao Supremo Tribunal Federal e ao presidente Arthur Lira (PP-AL).

A Lira, o recado é pelo presidente da Câmara não “proteger” seus deputados e “não permitir” que façam seus trabalhos direito. Como o blog mostrou, o partido Novo foi o boi de piranha nessa história.

Já ao STF, a mensagem é que a Câmara está insatisfeita com os mandos e desmandos contra deputados. Há quem diga que se não fosse a gravidade e interesse público do caso Marielle, Chiquinho Brazão seria liberado pelos seus pares.

Os deputados avaliam que o desgaste com a população por liberar um mandante de assassinato seria muito grande e ineficiente por ora. A avalização é que a Câmara precisa do apoio popular para avançar com pautas contra o STF e que a liberdade de Brazão atrapalharia esse apoio.

Chiquinho Brazão está preso desde 24 de março, quando o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão dele, do irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, 

O trio é acusado pela Polícia Federal (PF) como sendo mandante dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Segundo relatório da PF, o crime teria sido idealizado pelos irmãos Brazão e meticulosamente planejado por Rivaldo Barbosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?