Ruralistas já se articulam para derrubar veto de Lula à Mata Atlântica
Oposição tem voto suficiente na Câmara para esse propósito, mas não no Senado
atualizado
Compartilhar notícia
Após o anúncio feito ontem pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) de que o presidente Lula irá vetar o trecho da medida provisória que flexibiliza a proteção da Mata Atlântica, ruralistas, bolsonaristas e outros setores do Centrão começaram a se articular para derrubá-lo.
Esses segmentos têm votos suficientes para alcançar esse intento. Afinal, a MP com essa previsão, de afrouxar a fiscalização nesse bioma, foi aprovada por uma margem larga no plenário da Câmara, anteontem. Foram 364 votos a favor e 66 contra.
Mas a aposta do governo para manter o veto que virá de Lula está no Senado. Para se derrubar um veto do presidente da República é necessária a maioria absoluta dos votos na Câmara – apoio de 257 deputados – e também no Senado – 41 senadores.
Padilha acredita que o governo tenha apoio suficiente no Senado para que a Mata Atlântica seja preservada.
“Pelo compromisso que nós temos com a sustentabilidade, minha posição, que foi firmada desde o começo, é de vetarmos. Não permitiremos a agressão à Mata Atlântica nessa Medida Provisória” – disse Padilha, em entrevista a GloboNews.